Vindima aquece o verão da região

compartilhe:

Merendin sob os parreiras é uma das atividades dos passeios 
Divulgação Giordani Turismo 

Vindima aquece o verão da região Uva e Vinho

Temporada de colheita da uva aumenta número de turistas na região

O Rio Grande do Sul é responsável por 90% do vinho, 85% dos espumantes e 90% do suco de uva produzidos no Brasil, e toda essa produção depende do cultivo adequado, condições climáticas, e do período de colheita dos frutos.

Chamada de Vindima, a colheita das uvas, última etapa antes da elaboração das bebidas, tem transformado os meses de janeiro, fevereiro e março em um período de alta temporada na região Uva e Vinho da Serra Gaúcha. A paisagem natural da região se enriquece coberta por verdes parreirais repletos de frutos com cores variadas e um perfume inconfundível.

Principal operadora de pacotes turísticos na região, a Giordani Turismo e Eventos registrou, entre as temporadas de 2017 e 2018, crescimento de 143% na procura por roteiros relacionados a Vindima, e a expectativa para 2019 é ainda maior.

De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves, a programação realizada na cidade em 2018 foi prestigiada por aproximadamente 285 mil visitantes, número que também deve aumentar nesta temporada.

O grande atrativo da temporada é a colheita nos parreirais, passeio pelas diferentes vinícolas, desde boutiques com elaboração em pequenas quantidades e qualidade reconhecida internacionalmente, passando pelas familiares, coloniais e industriais de grande porte. Todas com a marca e qualidade dos melhores vinhos nacionais.

A pisa da uva em grandes barris de madeira, método utilizado para fazer vinhos pelos antigos colonizadores italianos da região é uma experiência que encanta os visitantes, assim como comer o merendin – um lanche com produtos coloniais locais – servido sob os parreirais, no mesmo estilo como era feito antigamente para que os trabalhadores pudessem se alimentar ali mesmo durante a colheita, acompanhados por corais típicos que ainda mantêm a tradição. Os turistas podem optar ainda por passeios que incluem almoços harmonizados, cursos de degustação e visita a adegas acompanhadas de enólogos e sommeliers.

Para curtir a Vindima

Para atender a grande demanda dos visitantes que buscam por belos lugares, boa gastronomia, e conhecer os processos e origens dos vinhos, sucos e espumantes, a Giordani Turismo e Eventos, montou, em parceria com vinícolas locais, quatro diferentes roteiros, com opções variadas, para atender a todos os públicos. Os passeios iniciam dia 12 de janeiro e seguem até 10 de março.

O Fascínios da Vindima explora o Vale do Rio das Antas e Cantinas Históricas e é a opção de roteiro mais completa, com visita a cave, vinícola e curso degustação harmonizada da Salton. Na vinícola Cainelli é possível conhecer o museu familiar, fazer a colheita e pisa da uva, merendin nos parreirais e passeio de tuque-tuque. A principal refeição do roteiro acontece na vinícola Cristófoli, com visita à propriedade, degustação e almoço típico italiano harmonizado com vinhos e espumantes. O passeio, realizado aos sábados, é limitado para, no máximo 26 pessoas, devido ao roteiro personalizado.

A Divina Vindima contempla empreendimentos na rota Encantos de Eulália e Vale do Rio das Antas. Na Salton, além da visita à vinícola, os turistas participam de curso de harmonização de vinhos, queijos e chocolates. A programação fica completa com a visita ao Sítio de Lazer Zucchi, com uma acolhida com coral italiano, colheita e pisa da uva, merendin nos parreirais e passeio de tuque-tuque. A programação é voltada para grupos com mais de 26 participantes e pode ser agendada para quartas ou sábados.

Os tradicionais passeios de Maria Fumaça – Trem do Vinho e Parque Cultural Epopeia Italiana não ficam de fora. Na programação da Vindima no Vale os dois se unem a uma visita à vinícola Miolo, onde é possível participar da pisa da uva, saborear um merendin completo e levar para casa um mimo personalizado. A opção está disponível também às quartas e sábados.

Já no roteiro dos Caminhos de Pedra, que já serviu de cenário para filmes e novelas, o Viva a Vindima explora a tradição da vinícola Strapazzon, com visita a cantina, colheita e pisa da uva, além de um merendin completo acompanhado de apresentação de um coral italiano. Na vinícola Casa Fontanari a visita à propriedade é seguida de um minicurso de degustação de oito rótulos, com harmonização de vinhos, espumantes, queijos e produtos da região.

Passeios Vindima

Giordani Turismo e Eventos

Data: de 12 de janeiro a 10 de março de 2019.

Para informações e compra: (54) 3455.2788 | www.giordaniturismo.com.br | faleconosco@giordaniturismo.com.br

Para referência | Boilerplate

Com 25 anos de atuação no segmento de turismo, o Grupo Giordani é referência na preservação e disseminação da história e da cultura da Região Uva e Vinho, na Serra Gaúcha. Responsável pela operação do tradicional passeio da Maria Fumaça e do Parque Cultural Epopeia Italiana, o Grupo Giordani oferece em seu portfólio roteiros que contemplam os mais variados atrativos da região, do cultural ao passeio de aventura, além de operar para grupos corporativos no agenciamento de passagens aéreas, hospedagens e receptivo com serviços de transfer. www.giordaniturismo.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas