Gastronômade Brasil de volta ao RS

compartilhe:

Foto: Monica Correa

O Gastronômade Brasil está de volta ao RS em setembro

Já ouviram falar do Gastronômade Brasil ? Os eventos Gastronômade Brasil estimulam os participantes a colocar o pé na estrada, a reconhecer o valor dos produtos típicos de cada região e resgatam o prazer da refeição ao ar livre num roteiro gastronômico itinerante. Os eventos acontecem anualmente no RS desde 2012.

O cenário para esses almoços completa a proposta de imersão. Sim, é aquele mesão comprido cheio de pessoas bacanas com toalhas branquinhas em alguma paisagem de tirar o folego. Em cada evento, um chef convidado tem a missão de cuidar desta refeição, alinhado ao conceito do projeto, de criar os menus com o que a região tem de melhor a oferecer, com o seu toque pessoal de criatividade. Na próxima etapa aqui no RS ( dia 28/set as 13h), o premiado chef Marcos Livi e o convidado especial para comandar o banquete que será servido entre as cachoeiras e lagos do Parador Hampel, uma propriedade de 120 anos em São Francisco de Paula.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.gastronomadebrasil.com e os ingressos custam R$ 320 – 340 , preço que dá direito ao menu completo (7 etapas), harmonização de primeira linha e serviços. Restrições alimentares e alergias serão respeitadas.

Serviço:

Etapa Rio Grande do Sul

Data: 28 de setembro de 2019 – 13:00 h

Local: Parador Hampel (São Francisco de Paula/RS)

Chef: Marcos Livi

Harmonização exclusiva: Salton

Sobre o Gastronômade Brasil

As experiências gastronômicas criadas pela Gastronômade Brasil objetivam reconectar apreciadores da boa mesa com a terra e a origem dos alimentos. Baseado no modelo norte-americano criado pelo chef Jim Denevan com o seu Outstanding in the Field, o formato dos eventos mescla simplicidade com ousadia e estimula os amantes da alta gastronomia a colocarem o pé na estrada. Os locais destes encontros são, geralmente, inusitados: os jardins de um mosteiro, uma estufa de plantas ornamentais, terreiros de fazendas de café, entre outros; Os chefs renomados criam menus especiais com o que a região tem de melhor; Os gourmands de carteirinha, que hoje já ultrapassam 8.000 servidos em mais de 70 etapas bem-sucedidas em território brasileiro, relatam experiências enriquecedoras.

Sobre o chef Marcos Livi

Gaúcho natural de São Francisco de Paula, o chef Marcos Livi trocou o RS ainda no início da década de 1990 para estagiar em uma rede de hotéis em São Paulo depois de se formar em hotelaria na Escola Superior de Hotelaria Castelli (ESH), em Canela. Passou por grandes casas de show, como Tom Brasil e Via Funchal, para depois mergulhar na gastronomia e na cultura do fogo.

Fã de cultura e cozinheiro Chef Internacional pelo SENAC, está à frente dos bares Verissimo e Quintana, que prestam homenagem aos autores brasileiros. Também pilota o bar Botica e a delli Officina, ambos no bairro Brooklin, em São Paulo. No Mercado Municipal de Pinheiros, três operações bem diversificadas: a pizzaria Napoli Centrale, detentora do selo de Vera Pizza Napoletana, a Hamburgueria C6, eleita a melhor do Brasil em 2018, voto popular, pela revista veja, além do Bioma Pampa, um box com produtos do Sul.

Na sua cidade natal, assumiu ainda em 2016 um projeto ousado de vida. O Parador Hampel, uma pousada que acaba de completar 120 anos de história localizada nos Campos de Cima da Serra, onde tem buscado mesclar conforto, aconchego, natureza e gastronomia.

Inquietante, Livi é uma espécie de representante da cozinha do Sul do país em São Paulo, sendo reconhecido como um dos maiores pesquisadores da gastronomia do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Desde outubro de 2018, um novo desafio. O Distrito Urbano SP, um mercado gastronômico coletivo, democrático e inclusivo localizado no Panamby Mas as novidades não param por aqui e para 2019 prevê a inauguração de mais um empreendimento: o Brique Morumbi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas