Sozinho ou acompanhado?

compartilhe:

Foto: Divulgação

Sozinho ou acompanhado, qual o melhor jeito de viver?

Durante centenas de anos, fomos ensinados que havia um jeito melhor de se viver: acompanhado. Geralmente, essa era a forma que o meio social e a família ditavam como ideal. Hoje, vivemos uma transição nos costumes e exercitamos cada vez mais a liberdade de escolha.

Fonte: Blog das Amarildas

Segundo a Orientadora Emocional para Mulheres, com foco em Relacionamentos, Camilla Couto, muitas pessoas relatam viver relacionamentos que trazem mais angústia do que bem-estar, ou que estão em um momento especial e/ou complicado da vida e não conseguem engrenar um relacionamento, ou, então, que estão apaixonadas, mas acham que estar com alguém pode significar exatamente retroceder nessa questão da liberdade. Ela explica: “ainda há quem enxergue os relacionamentos quase como sinônimo de problemas”.

Mas não precisa ser assim. “A verdade é que temos que mudar a forma como encaramos os relacionamentos a dois: ora como nossos salvadores, ora como grandes vilões. Essa forma dual de se pensar sobre relacionamentos é algo extremamente irreal e ultrapassado”, revela Camilla. Para mudar essa forma de pensar, segundo ela, é preciso, primeiro, entender que não há “lado certo” para estar: “só existe o que nos faz bem de verdade”.

Camilla lembra que a melhor parte de ser livre é exatamente poder exercitar essa liberdade: “todos nós temos poder de escolha. Só que, muitos de nós ainda têm a ideia de que, para ser livre, precisamos estar sozinhos. Como se anos de opressão, especialmente no universo feminino, precisassem ser revertidos com o extremo oposto”. Mas ela questiona: “será que ter uma relação é o problema, ou é a forma com que vemos as relações que precisa mudar junto com os costumes”?

Sabemos que muitos relacionamentos existem apenas de fachada e, na prática do dia a dia, provocam mais solidão do que companhia. “Certamente, você já conheceu algum casal assim, ou já passou por algo parecido. Viver de aparências é algo que não pode mais ser aceito nos dias de hoje. Aparências para quem? Quem é o seu fiscal de vida, quem é que vai dizer se você está certo ou errado por estar sozinho ou acompanhado? Quem sabe o que é melhor para você, além de você mesmo”?

Segundo Camilla, é preciso se perguntar: “qual é o SEU verdadeiro desejo? De que forma VOCÊ enxerga as relações? O que você precisa curar para que os seus relacionamentos não sejam motivo de dor ou de encolhimento da sua personalidade, e, sim, promotores do seu crescimento e da sua autonomia? Percebe que é preciso curar, talvez, o modo como você enxerga a questão, e não ela, em si”?

Quer ficar sozinho por um tempo? Tudo bem! Tem planos de ficar sozinho por muito tempo? Ótimo também! Para Camilla, está tudo certo, contanto que seja uma escolha consciente e não motivada por rancores ou medos. “Quer ter uma relação saudável? Então, curar a si mesmo é o primeiro passo para atrair pessoas também curadas, inteiras e que topem seguir conosco rumo a um crescimento pessoal constante. Tem certo e errado? Não! Tem a sua vontade, a sua necessidade de aprendizado e o que fala diretamente ao seu coração. O que não pode é viver frustrado, infeliz, insatisfeito, esteja sozinho ou acompanhado.

Sobre Camilla Couto

Camilla Couto é Orientadora Emocional para Mulheres, com foco em Relacionamentos. Criadora/ autora do Blog das Amarildas e fundadora do PAR – Programa Amarildas de Relacionamentos. Orientadora emocional, Terapeuta Floral (TF-153-17/SP) e Contoterapeuta, viveu durante 8 anos no exterior conhecendo diferentes culturas e comportamentos. No blog amarildas.com.br, compartilha seus estudos sobre amor, relacionamentos e dependência emocional – com o propósito de promover mais entendimento sobre esses temas e de incentivar as mulheres a se amarem e valorizarem cada vez mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas