Sabores de Canela já começou 

compartilhe:

Renan Strassburger e Danilo Ribeiro Dupin idealizaram a Verde Verso. Foto: Divulgação

Sustentabilidade e valorização dos produtores locais estão entre os pilares do evento

Qual é a essência de uma cidade quando se trata de gastronomia? De onde vêm os insumos e as inspirações para compor cardápios atraentes, capazes de traduzir as origens de um lugar? Esses são apenas alguns dos paradigmas que foram colocados à prova e motivaram a transformação de um dos eventos mais tradicionais de Canela.

Para realizar a 10ª edição do Sabores de Canela, a Associação Comercial e Industrial – ACIC apostou no reposicionamento do evento. A especiaria canela, que até então era a principal referência para que os hotéis e restaurantes apresentassem seus pratos, cedeu espaço para uma nova conceituação do evento.

“Quando assumimos a entidade, recebemos o desafio de mudar o conceito do evento. O Sabores de Canela completa dez anos e como tudo, precisa se atualizar. Neste período o mundo se reinventou e diversas formas de se produzir e consumir comida mudaram. Nada mais justo do que o evento também acompanhar essas mudanças. Então o enfoque agora é na sustentabilidade e na gama de produtos que Canela e seus arreadores produzem”, destaca Marcio Diehl Forti, diretor de Gastronomia da Associação Comercial e Industrial de Canela.

TUDO O QUE É DAQUI

Neste ano, o nome Sabores de Canela traduz com plenitude o que de fato ele representa: tudo o que é produzido na cidade. Com a participação de 14 restaurantes, sete pousadas e hotéis além da participação especial da Feirinha Ecológica de Canela, o roteiro gastronômico será realizado de 1º a 30 de setembro. Serão 30 dias em que os cardápios destes locais terão um prato criado especialmente para o Sabores de Canela, utilizando um insumo produzido por agricultores locais. Cada restaurante seleciona o produto que mais lhe agrada dentro da lista fornecida pelos produtores e faz sua criação partindo dessa escolha. A comunidade de Canela e região, assim como os turistas, terão a oportunidade de fazer um passeio gastronômico durante esse período conhecendo lugares e pratos novos.

PETIT SABORES

No último final de semana de setembro – dias 27, 28 e 29 – acontece o 3º Petit Sabores de Canela, uma mostra gastronômica na Praça João Correa onde a gastronomia e a sustentabilidade também estarão em evidência, seja nos pratos preparados pelos restaurantes, hotéis e pousadas, seja nas oficinas e workshops voltados a temática sustentável, onde muitas técnicas e experiências serão compartilhadas. Uma programação cultural e a participação dos artesãos locais completam o mix de atrativos do evento, que tem a produção da Touché Cultural e busca envolver a comunidade e os turistas em torno do que Canela tem de melhor.

Curadoria da Verde Verso é uma das novidades

Há um ano, Renan Strassburger e Danilo Ribeiro Dupin idealizaram a Verde Verso, empresa que tem como propósito cultivar e comercializar alimentos limpos, orgânicos e locais para as famílias de região. “Ficamos muito felizes com o convite da Acic e da Touché para participarmos do Sabores de Canela. Estamos comprometidos a divulgar estes conceitos de sustentabilidade, ajudando com nossas ideias, nossa vivência e chegamos a essa proposta que é fortalecer Canela como um destino sustentável”, destaca Renan, que ao lado de Danilo está desenvolvendo um trabalho de curadoria para o evento. “Através da prática e de muito estudo alinhado com as tendências do que está acontecendo no mundo, nós percebemos um grande movimento no qual as pessoas estão buscando reforçar essa ideia de que uma vida com mais consciência é possível e, sobretudo necessária. E que essa mudança pode começar positivamente através da alimentação. E nós queremos levar esse despertar para o Sabores de Canela”, resume.

RESTAURANTES PARTICIPANTES

Abbiamo Fatto Pizza Napoletana/The Petit
Casa do Pinóquio Restaurante
Cervejaria Farol
Confeitaria Martha
Férreo Restaurante e Fiambreria
Galangal Leve
Gif Burgers and Beef
Ginger House Doces
Lá em Casa Restaurante
Parppadelle Massas Finas
PontoCom/Surprice
Restaurante Sabor de Casa
Shikki Restaurante
Viking Bier

 

HOTÉIS E POUSADAS PARTICIPANTES

Grande Hotel Canela
Estalagem Vila Suzana
Pousada Blumenberg
Pousada do Bosque
Pousada Encantos da Terra
Pousada Jardim Azul
Vila Suzana Parque Hotel

 

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL

Feirinha Ecológica de Canela

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas