Prefeitura e Corsan reforçam parcerias

compartilhe:

Fotos: Divulgação

Prefeitura e Corsan reforçam parcerias para instalação de estações de tratamento de esgotos

As tratativas para a instalação de quatro Estações de Tratamento de Esgotos em Canela foi pauta de reunião na sexta-feira (8). Foram definidas as condicionantes para viabilizar a instalação das ETES compactadas, com ênfase nos aspectos que viabilizem a ligação de novos empreendimentos em fase de licenciamento na Prefeitura, assim como do atendimento de demandas de saneamento de locais não atendidos pelas estruturas existentes, proporcionando a qualificação das estruturas de saneamento.

Estiveram presentes, representando a Corsan, o diretor de operações André Finamor, o gestor da unidade de saneamento especial Hortênsia (USE) Hermógenes Bodanese, o superintendente de gerenciamento da expansão da companhia, José Homero Finamor Pinto, e gestores locais. Por parte da Prefeitura, estavam os secretários de Obras Luiz Cláudio da Silva, de Assistência e Desenvolvimento Social Artur Pacheco, do Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana Jackson Muller; o secretário adjunto David David Keller da Silva e a assessora jurídica Endi Betin.

O Município de Canela procedeu com a realização de diversos estudos visando à definição dos locais e estruturas necessárias para a implantação das ETES compactas remanejadas, estabelecendo as localidades para alocação dos equipamentos: ETE do Lago; ETE Vila Dante; ETE Chacrão e ETE São Luiz.

Nas tratativas estabelecidas, foram definidas como obrigações da Prefeitura de Canela: definição das áreas para recebimento das quatro ETEs, estudos topográficos, transporte dos equipamentos desmontados da região metropolitana para Canela, licenciamento ambiental das quatro unidades, projetos básicos das quatro unidades, construção do radier de fundações, montagem das unidades, cercamento e urbanização; adequações nos equipamentos e revisão, instalação de painel de comando; interface de telemetria, elaboração e aprovação do projeto elétrico.

Das obrigações da Corsan: relocação das quatro ETEs para o município de Canela, desmontagem das estruturas das ETE´s e fornecimento de R$ 1.250.000,00 (hum milhão, duzentos e cinquenta mil reais) para pagamento das demandas associadas a transferências das unidades, além da implantação das redes básicas de coleta de esgotos nas quatro unidades, elevatórias e/ou estações de bombeamentos visando à adequada operação das estruturas a serem remanejadas.

Assim, o secretário do Meio Ambiente, o biólogo Jackson Müller, reforça o compromisso em atender as obrigações estabelecidas na forma de termo de cooperação a ser firmado com a Corsan, destacando que a instalação dessas unidades repercutirão numa nova fase para a consolidação de uma política de saneamento compatível com as necessidades da comunidade canelense, da mesma forma que possibilitará a implantação de novos empreendimentos naquelas regiões. Tudo para proporcionar efetividade na melhoria na qualidade dos recursos hídricos, bem como na qualidade ambiental local, com importantes impactos no meio ambiente e na saúde pública.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas