PAMA comemora 14 anos

compartilhe:

PAMA comemora 14 anos a serviço da vida de crianças e adolescentes do Bairro Piratini

Ao comemorar 14 anos de atividades, no próximo dia 18, a Pastoral Paroquial do Menor e do Adolescente (PAMA), que nasceu com objetivo de proporcionar um espaço de convivência, cultura e lazer, para crianças e adolescentes moradores do Bairro Piratini, comemora bons resultados.

A instituição que tem o apoio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social e também do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), atende atualmente 76 crianças e adolescentes, com idades entre 10 e 16 anos. “O nosso objetivo é oferecer atividades que eles possam realizar no contraturno escolar, tirá-los do ócio e oportunizar capacitação”, disse Marli Zimmer, coordenadora do PAMA.

Ela explicou que os meninos e meninas que fazem parte do projeto são todos de escolas públicas, moradores do Bairro Piratini e que os pais e responsáveis trabalham, em sua maioria, na rede hoteleira de Gramado. “Os pais geralmente saem muito cedo para trabalhar e já retornam no fim do dia. O nosso intuito é que os jovens atendidos possam se sentir acolhidos com as atividades oferecidas aqui”.

Os cursos oferecidos no espaço são: informática básica, artesanato, oficina vocal (coral), teclado e violão, inglês, dança, taikendoo e manutenção de computadores. Os jovens podem participar de todas as oficinas no início e depois escolhem as que mais se identificam. O adolescente Andrew Lopes, 14 anos, participa das atividades do PAMA desde quando tinha 10 anos e afirmou que se não fosse o trabalho da Pastoral, “eu mal saberia o que era um computador”, disse o jovem que elegeu o curso de manutenção de computadores como o seu favorito.

Além dos funcionários e colaboradores, o PAMA também conta com voluntários que trabalham no local. Voluntária desde o início da Pastoral, Gessi Cavichione contou que o motivo para participar do projeto foi a vontade de contribuir para as atividades do bairro e também retribuir todo o bem feito para os seus filhos, que participaram das atividades realizadas no espaço durante 10 anos. “Eles entraram crianças e saíram adolescentes. Graças ao PAMA meus filhos tiveram oportunidades de crescimento profissional e pessoal”, disse.

Atualmente a instituição tem sede no subsolo da Capela Nossa Senhora Aparecida, Rua Corte Real, nº 284, e atende de segunda a sexta, no horário das 13h às 17h30. O telefone para contato é: (54) 32866485.

Texto: Bruna Campos
Fotos Júlia Angeli

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas