Mais um final de semana

compartilhe:

Foto: Cleiton Thiele. SerraPress

3° Petit Sabores será reeditado no próximo final de semana

O novo conceito do 3° Petit Sabores foi aprovado e o sucesso fez a diretoria da ACIC prorrogar o evento para o próximo final de semana. O tempo ensolarado contribuiu para o movimento intenso nesta sexta-feira, sábado e domingo, na praça João Corrêa. Além de boa gastronomia e música de qualidade com o 3° Canela Beatles Festival, o Sabores de Canela é palco de reflexão sobre a sustentabilidade nas palestras realizadas em uma inédita estrutura geodésica.

O coordenador do Sabores de Canela, Gino Bazzan, destaca que a organização decidiu prolongar a programação para um segundo final de semana por acreditar no potencial do roteiro que reúne 22 restaurantes e pousadas no Centro de Canela. “Os público e os participantes sentiram e aprovaram a atmosfera criada para o evento. Tivemos música, comida saudável e sustentabilidade”, afirma.

Para Bazzan, a preocupação com a geração de resíduos é um diferencial do Petit Sabores. Além de servir as refeições em embalagens comestíveis ou biodegradáveis, o evento conta com uma central para separação dos resíduos. O coordenador destaca que os copos usados no evento são ecologicamente corretos, um souvenir que o público pode levar para casa ou devolver após o uso. “Estamos trabalhando para ter lixo zero. Com os ecocopos, quantos copos plásticos descartáveis estamos economizando?”, diz.

O diretor do Grupo de Pousada Serra Gaúcha, Ditmar Bellmann, salienta que o roteiro superou as expectativas dos hoteleiros. Com nove pousadas associadas, o grupo comercializa bolos em seu estande no Petit. O valor arrecadado será destinado para a Casa Lar, que abriga crianças em vulnerabilidade social no bairro Canelinha. “Foi uma grata surpresa o resultado do evento. É do feitio do Grupo de Pousadas promover ações sociais e o resultado ficou acima das nossas expectativas. Estamos com as cozinhas de todos os hotéis trabalhando na produção de mais bolos”, afirma Bellmann, elogiando a iniciativa de prorrogar o evento. “O Petit Sabores na praça cria mais uma atração turística para Canela. Traz movimentação turística para a cidade em mês de baixa temporada”, frisa.

O proprietário do Pappardelle Massas Finas, Paulo André da Rosa, também acredita que o evento está superando as expectativas. “Os restaurantes acreditaram na proposta que é voltada a cuidar do meio ambiente e conseguiram transmitir o conceito para o público com pratos de boa qualidade. O sucesso está sendo revertido em vendas”, afirma.

SERVIÇO

3° PETIT SABORES

Praça João Corrêa

Sexta-feira (4), das 18h às 22h

Sábado (5) e domingo (6), das 11h às 22h

Estrutura geodésica é destaque na praça João Corrêa

A sustentabilidade está por toda parte do 3º Petit Sabores de Canela. A atração que acontece na praça João Corrêa é parte da 10ª edição do Sabores de Canela, um dos mais tradicionais eventos gastronômicos da Região das Hortênsias. Repaginado, neste ano o roteiro chegou com a proposta de enaltecer todos os sabores cultivados na cidade, valorizando o que é plantado pelo agricultor, especialmente aquele que se dedica ao cultivo de orgânicos. A sustentabilidade está presente em diversos aspectos, do copo reutilizável – que também tem o papel de ser um souvenir do evento – até os pratos comestíveis – feitos com fécula de mandioca. A seleção do lixo faz com que cada item tenha o destino correto para o descarte.

Oficina Geodesica, Pampeana, Conhecendo as pancs com Joao Travi. Foto Cleiton Thiele/SerraPress

PENSAR CONSCIENTE

Mas é a estrutura geodésica montada na praça João Corrêa que melhor representa o despertar para a responsabilidade ambiental a que o evento se propõe. O pensar consciente é proposto por meio de diversas oficinas com os mais variados assuntos. A programação de sábado abriu com a Pampeana Produções Ambientais, que trouxe como tema os cogumelos. “Estamos muito felizes com a nova proposta do Sabores de Canela. Somos uma ecocidade e poder trazer para um evento como esse mais conhecimento nessa área é muito importante”, declara o biólogo João Pedro Travi. No último curso realizado pela Pampeana, foram coletadas 84 espécies de cogumelos na propriedade do Ecoparque Sperry, que fica no interior de Canela. “Foram dois dias intensos em que contamos com o apoio da UCS e do Ecoparque”, destaca João Pedro.

ALIMENTO É PANC

Outra oficina que reuniu grande público foi a que apresentou o tema “Alimento é Panc”, ministrada pela bióloga Ana Paula Lippert. Ela explicou que o hábito de consumir este tipo de alimento foi se perdendo com o tempo, e que agora vem sendo aos poucos resgatado. “Hortaliças e plantas no geral são altamente nutritivas, mas pouco consumidas, pois muitas vezes falta informação a respeito das suas propriedades”, relata.

RECEITAS DO SENAC

A Escola de Gastronomia do Senac também marcou presença na programação apresentando receitas como o Arroz Primavera e a Salada com Pães Amanhecidos. Além de acompanhar o passo a passo da montagem dos pratos e tirar dúvidas, o público pode provar as criações da chef Larissa Marques.

DUAS GERAÇÕES NA UCS

A Universidade de Caxias do Sul – Campus Hortênsias completou o cronograma de atrações do sábado. Na primeira oficina, mãe e filha estiveram lado a lado na criação do bolo feito com casca de banana. Iraci Brohem é aluna egressa da UCS, e agora na condição de professora no curso de Extensão de Gastronomia ela teve como parceira na bancada da Oficina realizada na geodésica do Sabores de Canela a sua filha, Isabela, que tem 19 anos e cursa o quarto semestre do mesmo curso.

Sabores de Canela. – Decoracao e Movimento. Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas