Legado de sustentabilidade

compartilhe:

10° Sabores de Canela deixa legado e exemplo de sustentabilidade

O 10° Sabores de Canela foi encerrado neste domingo, 6, na praça João Corrêa. Após o sucesso do primeiro final de semana, o 3° Petit Sabores foi reeditado no final de semana que passou. O evento ficou marcado pela guinada de consciência ao aliar turismo e sustentabilidade.

Além de boa gastronomia, palestras sobre boas práticas ambientais e ações para minimizar a produção de lixo pautaram o roteiro gastronômico. O coordenador do Sabores de Canela, Gino Bazzan, cita algumas medidas tomadas pela organização para reduzir a geração de resíduos. O evento trabalhou com embalagens comestíveis, biodegradáveis e recicláveis. Outra novidade foram os copos retornáveis do Sabores de Canela, um souvenir que o público podia levar para casa ou devolver após o uso. Conforme a organização, a estimativa é que cada visitante tenha gerado 26 gramas de resíduos. “O 10° Sabores de Canela vai entrar para a história como o primeiro evento a colocar em prática a sustentabilidade. Foram adotadas medidas para termos uma produção mínima de lixo. O novo formato foi um sucesso”, comemora Bazzan.

ARTESANATO

Na estrutura geodésica, o domingo de encerramento foi marcado pela exposição das peças produzidas pela Associação Canelense dos Artesãos. Os artistas plásticos locais criaram trabalhos exclusivos para o evento utilizando o conceito de sustentabilidade. O mais criativo foi premiado pela Associação Comercial e Industrial de Canela (ACIC) com um forno micro-ondas. Márcia Cristina Duprat, que confeccionou um porta-panelas com material de reaproveitamento e elementos naturais, foi a vencedora e doou o prêmio para a Apae Canela.

O lançamento do 11° Sabores de Canela ocorre em 29 de novembro durante o Mérito Acic. No evento, também será lançado o livro de Receitas do Sabores e divulgados os vencedores do concurso Receita de Família.

PARTICIPANTES

– Abbiamo Fatto Pizza Napoletana/The Petit

– Casa do Pinóquio Restaurante

– Cervejaria Farol

– Confeitaria Martha

– Férreo Restaurante e Fiambreria

– Galangal Leve

– Gif Burgers and Beef

– Ginger House Doces

– Parppadelle Massas Finas

– Surprice Sobremesas Especiais

– Restaurante Sabor de Casa

– Shiki Sushi

– Viking Bier

– Pousadas Serra Gaúcha

Concurso Receitas de Família tem inscrições prorrogadas

O concurso Receitas de Família teve as inscrições prorrogadas até 18 de novembro. O concurso irá premiar as três melhores receitas criadas pela comunidade, aquelas que passaram de geração para geração de canelenses. Com curadoria da UCS, os vencedores serão divulgados em 29 de novembro. O criador do melhor prato ganha uma viagem para o Nordeste.

INSCRIÇÕES

O trabalho de seleção das receitas será feito pelos alunos do grupo Sênior da UCS. Para participar, basta ir até a UCS Canela e levar a receita e um breve descritivo falando da sua origem, contando a história dessa receita na família.

PRÊMIOS

Os três finalistas serão premiados da seguinte forma:

1º lugar – Uma viagem para o Nordeste (1 pessoa)

2º lugar – Forno Microondas e um curso na UCS

3º lugar – Um curso na UCS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas