Horto Municipal abastecido

compartilhe:

Primavera: Horto Municipal se prepara para abastecer os canteiros, jardins e praças com 240 mil mudas de flores

Um trabalho minucioso que requer muito cuidado e dedicação. Assim é a rotina da equipe do Horto Municipal Oscar Knorr, coordenado pela Secretaria da Agricultura. Durante todo ano, eles trabalham incansavelmente para manter a cidade sempre abastecida de flores e com a chegada da primavera, o ritmo fica ainda mais intenso.

A meta da secretaria é distribuir 240 mil mudas de flores nos mais de 10 mil metros quadrados de canteiros, entre avenidas, praças, rótulas e diversos espaços da administração pública municipal.

“O horto trabalha com dois planos ao mesmo tempo: primavera-verão e outono-inverno, mas os dois se cruzam no decorrer dos meses e do ano. Fazemos uma troca sistemática das flores para que a cidade não perceba os canteiros vazios. Então existe uma sincronia de plantio para dar esse efeito bonito na cidade. Sempre há uma reposição de plantas”, explicou Márcio Pottratz, coordenador do horto.

Antes de embelezar as ruas da cidade, as mudas são semeadas, cultivadas e germinadas no horto para que depois possam estar aptas a serem distribuídas.

Aos 70 anos de idade, a jardineira Jerusa Nunes, trabalha há sete anos nas estufas do horto, com a semeadura das flores.

“Gosto muito do meu trabalho aqui. Faço com muito carinho e dedicação para que as pessoas passem pelas nossas ruas e gostem”, comentou Jerusa.

Para o secretário da Agricultura, Alexandre Meneguzzo, o trabalho desenvolvido pelo horto tem um papel relevante na vida da comunidade e dos turistas que visitam a cidade.

“Se são seis milhões de turistas que vêm por ano nos visitar, boa parte da imagem que eles levam nos olhos, elas vem da bela impressão que eles têm com as flores que os nossos jardineiros se dedicam. O trabalho realizado aqui reflete nos moradores e nessas seis milhões de pessoas que nos visitam”, ressaltou Meneguzzo.

 

OBRAS

De acordo com o prefeito Fedoca Bertolucci (PDT), entendendo a importância do trabalho desenvolvido pelo horto, a Prefeitura está investindo na construção de um novo espaço do Horto Florístico Oscar Knorr.

“Gramado tem flores maravilhosas, cuidadas com esmero e com carinho. Eu vejo o servidor público jardineiro aqui de Gramado como uma autoridade. Ele cuida das flores como se fossem seus filhos. Por isso, nós estamos investindo no novo horto para que tenha um processo de produção de mudas de flores destinadas ao ajardinamento público urbano, sanitários e serviços administrativos”, afirmou o prefeito.

A edificação, de 747 metros quadrados, tem investimento orçado em R$ 1,3 milhão – recurso do Município. A Prefeitura pretende entregar a obra em fevereiro de 2020.

 

Texto: Bruna Campos

Fotos: Sophia Dienstmann

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas