Festimalha prepara edição comemorativa

compartilhe:

Fotos: Mauro Stoffel

Feira chega a 30ª edição revitalizada. Novas marcas de malhas e acessórios, inovações em gastronomia e atrativos para toda a família marcarão evento que ocorre de 1º de maio a 9 de junho em Nova Petrópolis

Faltando ainda três meses para seu início, o 30º Festimalha já está com 100% de seus espaços comercializados. A maior feira de malha tricot do Brasil, exclusivamente de produtores locais, abrirá suas portas no feriado de 1º de maio, seguindo até 9 de junho, sempre de quintas a domingos, com 66 expositores (47 malharias, seis pontos de acessórios e 13 pontos gastronômicos). Serão 25 dias para se aquecer com as malhas, a gastronomia e os atrativos turísticos de Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha.

Para celebrar a 30ª edição, a Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP) – entidade promotora do evento – tricoteia inúmeras novidades para atrair públicos de todas as idades e estilos. Novas marcas de malhas e acessórios estão confirmadas, renovando o mix de peças que carregam consigo a cultura produtiva presente na cidade por muitas gerações. A revitalização também se estende nos acessórios e na praça de alimentação, temperada com pratos da culinária alemã.

“Estamos organizando uma edição histórica para celebrar as 30 edições da nossa maior feira e envolver o público. Vamos reunir o que temos de melhor. Além de valorizar a trajetória do evento a partir de atrações variadas, também renovamos os expositores, mesclando marcas tradicionais com outras que estreiam no evento. São seis novas malharias, um novo expositor de acessórios e cinco novos estandes de alimentação”, destaca a diretora do Departamento de Malharias da ACINP, Michele Arend Pasa.

No segundo piso, o Maridódromo e a Recreação Infantil ganharão atenção especial com diversão e entretenimento para homens e crianças aos sábados, domingos e feriados. Novidades também estão sendo formatadas para os desfiles de moda, que vestem a passarela do Festimalha com muita cor, textura e tendências. Os lançamentos exclusivos da Coleção Outono Inverno 2019, que serão comercializadas na feira, já estão sendo confeccionadas. As máquinas estão a todo vapor, num trabalho que une tecnologia e vocação artesanal para fazer um produto único. São opções em peças femininas, masculinas e infantis, além de pet.

Nova Petrópolis

De origem predominantemente germânica, Nova Petrópolis integra a Rota Romântica na Região das Hortênsias, juntamente com Canela e Gramado. Distante 90 km de Porto Alegre, a charmosa cidade de pouco mais de 20 mil habitantes dispõe de uma estrutura hoteleira com 1.800 leitos, distribuídos entre 32 hotéis e pousadas, além de 50 estabelecimentos gastronômicos.

A cidade hoje ocupa a 14ª posição no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Rio Grande do Sul, além de ter conquistado o título de município gaúcho com maior longevidade, alcançando uma expectativa de vida de 78,4 anos. Pequena, mas uma gigante na cultura, Nova Petrópolis conta com uma formação cultural de dar inveja a muita cidade grande. São 49 corais, 17 grupos de danças folclóricas alemãs, uma orquestra de sopros e cinco museus históricos, entre outras representações. A cultura do tricot, passada de geração em geração, multiplicou-se e profissionalizou-se com o passar dos anos, dando origem à indústria de malhas e, com ela, ao turismo cultural.

Seus jardins floridos o ano inteiro são o cartão de visita nas quatro estações do ano. Mas é no inverno, com a expectativa de baixas temperaturas, com os sabores dos cafés coloniais e com a culinária típica, que a cidade fica repleta de visitantes de todo o país. São cerca de 1,3 mi de turistas por ano, segundo a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio do município.

Além do potencial cultural e histórico, a cidade também oferece, entre outros atrativos turísticos, o Parque Aldeia do Imigrante, a Praça das Flores, o Labirinto Verde, o Monumento ao Cooperativismo, Esculturas Parque Pedras do Silêncio, Jardim Mais Alto da Serra Gaúcha e o Ninho das Águias, além de roteiros como Alemães do Sul e Caminhos Germânicos. Em cada canto é possível conviver com a população que mantém vivo em seu cotidiano o idioma germânico.

 

O FESTIMALHA

O que? 30º Festimalha

Quando? De 1º de maio a 09 de junho de 2019 (25 dias de feira)

De quintas a domingos

Horário: das 10h às 19h

Onde? Centro de Eventos de Nova Petrópolis

Promoção: Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP

Produtos: malhas com design local, gastronomia, acessórios

Expositores: 66 (47 malharias, 13 pontos gastronômicos e seis pontos de acessórios)

Área de exposição: 2,7 mil m² de área coberta

Mais informações: www.festimalha.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas