Exposição inédita no Iguatemi

compartilhe:

Exposição inédita de Tico Volpato chega ao Iguatemi

Artista conhecido pelas esculturas de animais feitas em papel expõe pela primeira vez em Porto Alegre

O designer gráfico Tico Volpato, apaixonado pela cultura do origami e praticante da técnica há anos, desembarca pela primeira vez em Porto Alegre para expor suas peças no Shopping Iguatemi. Famoso pelas esculturas de animais feitas a partir da dobradura de papel, o artista estará expondo suas obras entre os dias 8 e 17 de março em espaço localizado no segundo piso, em frente à loja Zara Home. Gato, Buldogue Francês, Labrador, Poodle, Pug e vira-lata serão alguns dos pets contemplados na exposição.

O que começou apenas como um hobbie para Tico, acabou se tornando sua arte e profissão. Desde pequeno, ele tinha o origami como um passatempo. Montou um grupo de amantes dessa arte em São Paulo, com o qual começou a viajar para convenções em outros países. “Em uma dessas viagens, resolvi que queria fazer uma cabeça de veado para colocar na parede. Inspirado por uma exposição de objetos poligonais, voltei e acabei fazendo uma cabeça de unicórnio. Foi assim que tudo começou”, revela o artista.

A partir dessa primeira obra, amigos e conhecidos começaram a pedir a Tico que fizesse esculturas de outros animais e, até mesmo, reproduzisse seus bichinhos de estimação em papel. Foi aí que ele largou a carreira na área de comércio exterior para se dedicar à arte.

As esculturas são feitas em um papel importado, de alta gramatura, com pH neutro especial e proteção UV para não desbotar. O processo de desenvolvimento de cada obra inicia com a decisão de qual animal será representado, para então, através de um programa de computador, serem criados módulos em polígonos que serão impressos, recortados e dobrados à mão. O resultado são volumes 3D, ricos em detalhes, meio dobradura, meio escultura geométrica (tipo poliedro).

As peças expostas e outras que o artista irá montar no local estarão à venda no Love Pets, evento voltado para pets que ocorrerá na sequência, nos dias 16 e 17 de março, no Shopping Iguatemi.

Serviço

Data: de 8 a 17 de março de 2019

Horário: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e nos domingos, das 11h30 às 22h

Local: Shopping Iguatemi (segundo piso, em frente à Zara Home)

Entrada: gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas