Excelência em Pizzaria de Canela

compartilhe:

Em 2017 a arte dos pizzaiolos napolitanos foi declarada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco. 
Divulgação

Pizzaria de Canela conquista certificado italiano de “verdadeira pizza napolitana”

Abbiamo Fatto é agora uma das 11 pizzarias no Brasil a fazer uma verdadeira pizza de Nápoles de origem certificada.

 

A Serra Gaúcha agora também tem uma verdadeira pizza napolitana. A Abbiamo Fatto, de Canela, é uma das 11 pizzarias brasileiras a conquistar o certificado de origem concedido pela Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN) a empreendimentos que produzem a verdadeira pizza ao estilo de Nápoles, na Itália.

Para conquistar a chancela são avaliados diferentes critérios que vão desde o uso de insumos direto da Itália, passando pela temperatura do forno e os sabores disponíveis ao público.

“A massa é feita com farinha, água, fermento e sal, não leva óleo e depois de feita precisa descansar por oito horas. Sobre a massa aberta, espalhamos o molho de tomate, queijo mozzarella de búfala e manjericão. Deve ser assada no forno a temperatura entre 430ºC e 480ºC por 60 ou no máximo 90 segundos”, explica Peterson Secco, empresário e sócio da Abbiamo Fatto que depois de se consolidar como uma referência no serviço de pizza rodízio em Canela com a The Petit encontrou na história envolvente da verace pizza napoletana a inspiração para abrir o novo negócio em parceria com Renan Cardoso.

Há menos de um ano em funcionamento, a pizzaria tem agora um diferencial entre as quase 40 mil no país. Os dois sócios estiveram com uma comitiva da AVPN em Porto Alegre na última quarta-feira (10) para receber em mãos o certificado que agora irá estampar a parede da Abbiamo Fatto em Canela.

Além do sabor e da textura inigualáveis, a pizza napolitana tem muita personalidade. Foi isso que despertou o interesse do jovem empresário canelense para inovar na região.

Quem é apreciador ou quem se permite conhecer a proposta da pizza napolitana vive uma experiência gastronômica bem diferente da vivida em pizzarias convencionais. Ao invés da quantidade, é a qualidade que serve como referência para as escolhas do cardápio. Feita aos olhos do clientes, a autêntica pizza napolitana se come com as mãos e não se divide com outra pessoa – isso mesmo! – a porção, mesmo generosa, é única. “Existe um famoso ditado italiano que diz o seguinte: a pizza é como nosso único amor na vida. Não se divide”, brinca Peterson.

Para fazer diferente e melhor, o empresário e pizzaiolo investe grande parte de seu tempo em conhecimento. Leituras, pesquisas, visitas técnicas e viagens para os Estados Unidos e Europa são parte desse aprendizado. A renomada Scuola Italiana Pizzaioli, na Itália, foi um dos locais onde o Peterson fez cursos de aperfeiçoamento que o credenciaram a empreender com convicção e a buscar a tão disputada chancela que atesta a veracidade da pizza napolitana.

A Abbiamo Fatto Pizza Napoletana fica na Av. José Luiz Correa Pinto, 299, em Canela, e abre em todos os dias da semana das 18h30 às 23h30. Mais informações pelo telefone (54) 3282-8170 ou https://www.facebook.com/pg/abbiamopizzanapoletana.

Sobre a AVPN

A Associazione Verace Pizza Napoletana é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1984 na cidade de Nápoles. A missão da associação é promover e proteger a imagem e os valores da verdadeira pizza napolitana pelo mundo. Para isso, criaram um regulamento que define oficialmente quais são as características que uma pizza precisa ter para receber essa chancela. Os merecedores são registrados pela própria AVPN. Em cada país existem delegados da entidade que visitam os restaurantes e conferem o processo de produção da pizza e a credenciam, ou não, como verdadeira pizza napolitana junto com uma série de documentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas