Evento Solidário OAB

compartilhe:

OAB Canela Gramado promove Evento Solidário alusivo ao Outubro Rosa

Gratidão foi o sentimento que marcou o Evento Solidário, alusivo ao Outubro Rosa, realizado pela OAB Subseção Canela Gramado, através de sua Comissão da Mulher Advogada, neste dia 24 de outubro, na Fundação Cultural de Canela.

Com o slogan “Atitude é algo pequeno que faz uma diferença enorme”, a ação contou com a participação de profissionais especializados para corte de mechas de cabelo para doação, oficina de automaquiagem, coleta de material para exames preventivos e agendamento de mamografias para as mulheres. Além disso, aconteceu a palestra “Prevenção e tratamento do câncer de mama” com Monika Schoproni, do IMAMA/RS, e com a ginecologista Dra. Dhielly Ribeiro.

 

Durante a palestra do IMAMA/RS foram apresentadas algumas Leis que amparam as pacientes de câncer de mama:

 

Lei 11664/2008 – Lei da mamografia. Realização de mamografia para todas as mulheres a partir dos 40 anos.

Lei 12732/2012 – Tempo máximo de 60 dias para início do tratamento.

Lei 13685/2018 (altera a Lei 12732/2012) – Acrescenta a obrigatoriedade da Notificação Compulsória para todos os tipos de câncer.

Lei 9797/99 – Reconstrução mamária. Mutilação parcial ou total da mama tem o direito de cirurgia plástica reconstrutiva.

Lei 12802/2013 (altera a Lei 9797/99) – Quando existirem condições técnicas a reconstrução mamária será feita no mesmo tempo cirúrgico.

Lei 13770/2018 – Simetria das mamas. Para dispor sobre a cirurgia plástica reconstrutiva da mama em casos de mutilação decorrente de tratamento de câncer. Os procedimentos de simetria da mama e de reconstrução do complexo aréolo-mamilar passam a ser considerados partes integrantes da cirurgia plástica.

Lei 12880/13 – Medicamentos. Obriga planos de saúde e planos privados de assistência à saúde a cobertura dos custos de medicamentos orais para tratamento domiciliar.

Dentro da área de atuação do IMAMA/RS está o Programa de Suporte ao paciente e familiares:

-Empréstimo de perucas

-Doação de lenços

-Doação de produtos de beleza

-Parceria com clínicas conveniadas para desconto de exames referentes à saúde da mama

-Orientações

*psicológica (individual ou grupo)

*nutricional (grupo)

*jurídica (agendado)

*fisioterapia (agendado)

*meditação (grupo)

*coaching (agendado)

*App Tummi

 

“Foi um dia especial para nós da OAB, quando pudemos colocar em prática nossa missão social. Ações como esta transpassam nossas competências como entidade e elevam nossa gratidão como seres humanos que fazem sua parte em prol do próximo”, destaca a presidente da Subseção Canela Gramado, Anne Grahl Müller.

 

“Um agradecimento a todos os profissionais que nos auxiliaram neste dia, pois doaram seu dia e seu trabalho em benefício de outras pessoas numa causa nobre. Gratidão a todos os nossos apoiadores e voluntárias. Esta pequena atitude faz uma diferença enorme na vida de muitas mulheres”, frisa a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Daiane Maciel da Rosa.

 

Apoiam a ação: Comdim Canela, Prefeitura de Canela, Fundação Cultural de Canela, IMAMA/RS, Visage Espaço de Beleza, Dra. Dhielly Ribeiro e Mary Kay.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas