Energia limpa na Cristais de Gramado

compartilhe:

640 painéis fotovoltaicos são responsáveis por captar a energia solar
Divulgação Ecotec Energy

Cristais de Gramado investe em energia limpa

640 painéis fotovoltaicos garantem a geração de mais de 211 kw de energia

A Cristais de Gramado, empresa referência na fabricação em objetos de decoração e utilitários em cristal, apostou na produção de energia limpa para abastecer a fábrica e o varejo da rede que conta com cerca de 100 funcionários. Inesgotável e renovável, a energia solar é a alternativa que garante a redução 4.95 toneladas de CO2 por dia na atmosfera, medida que assume ainda mais importância tendo em vista que o dióxido de carbono atingiu a maior concentração na atmosfera da história no primeiro semestre de 2019, chegando a surpreendentes 415 miligramas por litro (mg/L). Segundo dados apontados pelo Instituto de Oceanografia Scripps, é a maior concentração do composto químico na Terra desde os primeiros registros de existência humana no planeta.

A economia foi outro fator importante. A expectativa é que a instalação dos 640 painéis fotovoltaicos represente uma redução superior a 75% na conta de luz, despesa que chegava a comprometer em torno de 15% do faturamento do negócio. “No primeiro mês de funcionamento do sistema já tivemos uma redução importante se comparada ao mesmo período do ano passado, ainda que não tenhamos gerado energia durante todo o período compreendido pela leitura”, comenta Gustavo Fuchs, gerente operacional da Cristais de Gramado. A expectativa é gerar uma economia de cerca de R$ 10 milhões ao longo de 25 anos, tempo de garantia do equipamento, embora a expectativa de uso seja maior. “Consideramos dois cenários econômicos. Se a energia subir de acordo com a inflação, prevemos recuperar o investimento em seis anos. Se aumentar acima da inflação, que é o que acontecido, o retorno virá em quatro anos”, avalia Gustavo. “Além disso, não temos segurança em relação ao fornecimento da concessionária. Em menos de um ano, dobramos o custo de energia elétrica, e todo o mês acontecem reajustes consideráveis e inesperados”, continua.

Sistema diferenciado garante maior economia e manutenção simplificada

O sistema utilizado pela Ecotec Energy, empresa responsável pela instalação, se diferencia dos sistemas tradicionais disponíveis no mercado porque tanto a produção de energia quanto a gestão são individualizadas. Isso equivale dizer que é possível mensurar a energia produzida por cada painel, assim como também é possível identificar possíveis falhas individualmente, além de representar uma eficiência até 25% superior ao sistema convencional. O cliente monitora o desempenho do sistema, em tempo real, de qualquer computador, tablet ou celular. No sistema tradicional, vários painéis estão atrelados a um inversor, o que impede

tal nível de acompanhamento. “Esse diferencial foi crucial e nos fez optar pela Ecotec Energy porque temos um controle muito maior. Além disso, se um painel está com menor desempenho porque recebe sombra ou porque foi coberto por folhas ou algum outro detrito, por exemplo, isso não compromete o funcionamento do todo, diferente do sistema tradicional, e conseguimos identificar rapidamente”, diz Gustavo.

Autonomia

Com capacidade de geração própria de 211,20 kw por mês, a Cristais de Gramado concentra a produção durante o dia, período em que tem o maior consumo. Além da iluminação, a energia é utilizada sobretudo para acionar motores industriais e para refrigerar as instalações, que conta com fornos em funcionamento e precisa de climatização potente a fim de garantir o conforto térmico de funcionários e clientes. As placas produzem no mesmo período, não só com a incidência do sol, mas também com a luminosidade. Isso confere grande autonomia à empresa porque irá produzir e usar a energia instantaneamente, devolvendo pouco excedente à concessionária.

Sobre a Ecotec Energy
A Ecotec Energy é uma empresa gaúcha especialista em soluções completas de energia solar para residências, empresas e indústrias com nível de garantia e qualidade. Com escritórios em Caxias do Sul, Canela, Rosário do Sul e São Gabriel, já instalou mais de 200 sistemas em nove cidades do Rio Grande do Sul ultrapassando um megawatts de energia instalada. www.ecotecenergy.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas