CEO da Dale Carnegie

compartilhe:

Crédito: Cleiton Thiele

“Pessoas se motivam por líderes que transmitem confiança”, destaca o CEO da Dale Carnegie, Joe Hart

O norte-americano Joe Hart, CEO da Dale Carnegie, abordou as habilidades necessárias para ser um líder eficaz durante palestra de abertura do Intensive Leadership Academy 2019, em Gramado/RS.

O norte-americano Joe Hart, CEO da Dale Carnegie, empresa referência em treinamento de desenvolvimento de pessoas e soluções, abriu a 3ª edição do Intensive Leadership Academy na manhã desta sexta-feira (07), no Centro de Eventos da Faurgs, em Gramado/RS. A frente de uma empresa presente em mais de 80 países, Hart desafiou os 600 participantes a tomarem o controle de suas próprias vidas por meio do desenvolvimento das habilidades necessárias para ser um bom líder.

Para Hart, a liderança eficaz depende de três habilidades: a autoliderança, a capacidade de inspirar pessoas e de desenvolver outras pessoas. “Se quisermos ser bons líderes, temos que começar por nós mesmos”, afirma. Segundo ele, a autoliderança está na capacidade de definirmos uma visão do que queremos para nossas vidas: “A minha visão, que me faz sair de Nova York para estar aqui, é acreditar que todas as pessoas têm uma grandeza a qual eu posso ajudar a destravar”. No entanto, Hart alerta para a necessidade de se mover em direção ao seu propósito. “Se não tivermos atitude, a visão é só um sonho”, enfatiza. “Estamos dispostos a sair da nossa zona de conforto pela nossa visão?”, questiona o palestrante. Hart destaca a necessidade de confrontar os medos para conseguir trabalhar em cima de seus propósitos: “Tudo o que queremos para a nossa vida está além da barreira do medo”, afirma.

O líder capaz de transpor seus obstáculos internos está preparado para um próximo passo – liderar para e com os outros. “Podemos chegar até um certo ponto sozinhos, mas as pessoas que têm mais sucesso não são as mais talentosas, são as que sabem trabalhar com os outros”, aponta o CEO. Para isso, como explica Hart, é necessário construir relações baseadas na confiança: “Pessoas se motivam por líderes que transmitem confiabilidade”. Aliada a confiança, a capacidade de demonstrar empatia é essencial para uma relação de respeito com os liderados. “A empatia está presente na capacidade de ouvir as pessoas e fazer perguntas ao invés de dar comandos diretos. Parte da liderança é reconhecer que nem sempre temos a resposta”, destaca.

Ao influenciar pessoas, o líder assume a posição de mentor, a qual carrega a responsabilidade de desenvolver a liderança de seus colaboradores. Joe Hart ressalta a importância de identificar líderes e oferecer espaço para que desenvolvam suas habilidades. Além de construir confiança e ser empático, o CEO destaca a importância de comunicar a visão, aprender constantemente e treinar pessoas.

Joe Hart olha com otimismo para o Brasil e aposta no desenvolvimento de lideranças positivas: “a chave do futuro do Brasil são pessoas líderes”. E encoraja: “deixem o medo e tomem uma atitude em relação a isso”. Hart afirma que as pessoas são mais competentes do que confiantes, porém a confiança é a habilidade capaz de liberar o potencial individual. “Coisas grandes começam conosco”, conclui.

Quem promove – O ILA tem seu conteúdo chancelado pela Dale Carnegie, uma empresa global que se desenvolve com as pessoas, valorizando a diversidade e a criatividade que tornam a vida mais simples. São mais de 100 anos de sucesso que tornaram a empresa referência em treinamento profissional e desenvolvimento de soluções que geram resultados de impacto.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas