Canela perde um dos idealizadores da Semana do Bebê

compartilhe:

Foto: Divulgação

Dr. Odon Cavalcanti faleceu no dia 28 de janeiro, em Porto Alegre, aos 88 anos.

Odon Frederico Cavalcanti Carneiro Monteiro, natural de São Francisco de Paula, graduado em medicina pela UFRGS, especializou-se em psiquiatria na Universidade de Madrid, na Espanha. Morreu em 28 de janeiro, em Porto Alegre, deixando esposa, filhos, neta e bisneta.

Em 2012, na 13ª edição da Semana do Bebê de Canela, Odon Cavalcanti foi o patrono, uma forma de agradecimento de toda a comunidade de Canela pelos anos de dedicação de Odon não só ao evento, mas à saúde das crianças numa fase tão importante que é a primeira infância. A Semana do Bebê de Canela foi exemplo para várias cidades do país e do exterior e hoje acontece em mais de 400 municípios brasileiros, utilizando o exemplo daqui.

Em 2010, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançou uma publicação sobre a Semana de Canela, narrando a trajetória de sucesso do evento. O livro “Como realizar a Semana do Bebê em seu município: 10 anos priorizando a primeira infância em Canela” apresenta orientações aos municípios sobre práticas de promoção dos direitos das crianças a partir das atividades realizadas pela cidade e circula por todo o Brasil.

As primeiras sementes da Semana do Bebê surgiram através dos alunos do Curso a distância de Psicopatologia do Bebê dos Professores Lebovici, de Paris e Barriguete, do México. Em Canela, Odon Cavalcanti, Salvador Célia (médico especializado em Psiquiatria Infantil, já falecido) e o radialista Pedro Dias iniciaram a proposta juntamente com a ULBRA, Governo Municipal e empresários da comunidade.

Assim, de 7 a 13 de maio de 2000, nascia a I Semana do Bebê de Canela, mobilizando a cidade e técnicos a discutirem a saúde física e mental dos bebês, avaliando indicadores sociais, dando assistência às famílias, defendendo os direitos das crianças e adolescentes, orientando e educando para a prevenção e criando canais de comunicação que divulgassem a importância da infância.

Odon Cavalcanti em todos os seus pronunciamentos, falava sempre que a frase que vinha em sua memória naquele instante era uma sempre utilizada por Salvador “Nós todos temos um bebê dentro de nós e quanto mais podermos mostrar esta criança, mais bem faremos a todos”.

O Prefeito Constantino Orsolin expressa seu mais profundo pesar pelo falecimento de Dr. Odon e salienta que Canela perdeu um de seus maiores nomes, que tanto contribuiu para a nossa sociedade, principalmente para a primeira infância.

“Neste momento de dor e sofrimento, nos juntamos à família e amigos no sentimento de perca e grande pesar, rogando a Deus que dê a cada um o conforto na certeza que Dr. Odon cumpriu sua missão com excelência. Canela perde mais que um médico, perde um ser humano de inúmeras qualidades”.

O vice-prefeito e coordenador da Semana do Bebê, Gilberto Cezar, destaca que Dr. Odon foi referência em cuidados com a primeira infância no Brasil e reconhecido no exterior. “Nossas condolências a toda família e amigos. Sem dúvidas seu legado permanece vivo em projetos e ações voltados a assegurar uma melhor qualidade de vida para os bebês”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas