Você está aqui
Home > Tecnologia > A tecnologia potencializando a economia compartilhada

A tecnologia potencializando a economia compartilhada

Imagine a seguinte situação:

Você irá sair de férias, mas ao invés de escolher um hotel, você alugou um quarto na casa do Flávio. Para chegar até lá vai pegar uma carona com o Gustavo. No primeiro dia irá jantar na casa da Grazi e enquanto isso, a Ianaê irá se hospedar em sua casa.

Seria uma situação corriqueira se não fosse por um pequeno detalhe: você não conhece nenhuma dessas pessoas. Essa relação entre desconhecidos em que consumidor e fornecedor se confundem, é a base da chamada economia compartilhada.

Esse tipo de troca já existe há muito tempo. Afinal, pedir carona e alugar um quarto no estilo “bed and breakfast” não é nenhuma novidade. Mas a partir do surgimento de empresas como Airbnb, Uber e Blá Blá Car, esta economia ficou em evidência facilitando a interação e a busca de serviços específicos entre milhares de usuários.

O ser humano é social por uma questão de sobrevivência. Quem tem prazer ao compartilhar vive melhor e quem consegue tornar esse compartilhamento um negócio, obtém sucesso. É um caminho sem volta, criado pela tecnologia.

Conheça alguns tipos de economia compartilhada:

modelos-de-economia-compartilhada

Artigos similares

Deixe uma resposta

Topo