Você está aqui
Home > Estética > OS BENEFÍCIOS DA DRENAGEM LINFÁTICA NA GRAVIDEZ

OS BENEFÍCIOS DA DRENAGEM LINFÁTICA NA GRAVIDEZ

Durante a gravidez, é comum acontecer retenção de liquido em diversas partes do corpo da futura mamãe, pois conforme o bebê vai crescendo na barriga, o útero pressiona as veias da região pélvica, em especial a veia cava.

Essa é uma grande veia que fica na parte direita do seu corpo e recebe o sangue que vem das suas pernas. Essa pressão faz com que a circulação do sangue aconteça mais devagar e o sangue se acumule. A pressão do sangue preso faz com que água desça para os tecidos dos pés e tornozelos, através de vasinhos minúsculos chamados capilares.Essa água, é um líquido que normalmente seria absorvido pelo corpo. Na gravidez, o acúmulo de líquido contribui para o inchaço.

Com este inchaço, principalmente nas extremidades ( pés, nariz, mãos, etc) vem muitas reclamações de cansaço, dores no corpo, peso nas pernas, rosto mais arredondado, etc. Com isso, a gestante deve buscar meios para ajudar a circulação e amenizar estes sintomas:  atividades como caminhadas curtas, hidroginástica, ingerir mais quantidade de água, não exagerar no consumo de sal e pelo menos uma vez na semana, fazer Drenagem Linfática!

Afinal, o que uma massagem pode fazer pelo corpo da gestante?

 Os benefícios são diversos e principalmente: estimula a circulação venosa e linfática, reduz a retenção de líquido, melhora a nutrição das células e a oxigenação dos tecidos; estimula a lactação e a dessensibilização das mamas, preparando-as para a amamentação; ameniza a celulite e previne a formação de novas estrias; alivia tensões e reduz dores musculares; diminui os inchaços típicos da gravidez.

 É fundamental que a gestante passe por uma avaliação médica antes de iniciar o tratamento, até para que seja feita a indicação correta da drenagem linfática. As sessões podem ser iniciadas a partir do terceiro mês, cerca de duas vezes por semana. Em casos de edemas exacerbados, a gestante poderá fazer até três sessões semanais, desde que tenha autorização do médico responsável.

Atenção: a Drenagem Linfática deve ser executada por um profissional capacitado. As manobras da massagem devem ser lentas, indolores e as pressões leves nos gânglios linfáticos são necessárias para haver melhor estimulação do sistema linfático.

 

Artigos similares

Deixe uma resposta

Topo