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Volta às aulas

Passadas as férias, chega a hora de retornar ao colégio, rotina de aula, reencontrar colegas, novos conhecimentos, mas e mochila? Pesada mesmo vazia? De um ombro só? Essa é uma preocupação frequente dos pais nesta época do ano, pensando nisto passarei algumas dicas de limite e maneira correta de distribuir o peso e como carregar a mochila!

Primeiro vale ressalta que crianças dificilmente sentem dores nas costas, mas é nesta época que o cuidados posturais devem iniciar para que esta criança não se torne um adulto com problemas na coluna.

O excesso de peso das mochilas ou carregar da maneira incorreta pode acarretar problemas como dor nas costas, escoliose (curvatura em S ou C da coluna) dores musculares, por isso a primeira dica é carregar só o essencial, a mochila deve seguir a proporção do tamanho e peso da criança, em geral não deve ultrapassar 10% do seu peso.

Distribuir o peso é outra dica de ouro, livros e materiais mais pesados devem ficar na abertura principal da mochila, mais próximos das costas da criança.

O tamanho da mochila deve ser proporcional ao tronco da criança, deve ter alças reguláveis, de preferência acolchoadas para maior conforto, preste atenção na altura das alças, a mochila não deve ficar apoiada no bumbum, pois isso gera sobrecarga na região da lombar, e tensão nos ombros e pescoço, a alça deve ser rente aos ombros.

Outra dica importante são as mochilas de rodinha, quando a criança for muito nova, ou se precisar carregar muito peso, esta mochila deve ter uma alça proporcional ao braço estendido e a dica aqui seria alternar o braço que puxa a mochila.

Por último e não menos importante, NUNCA carregar uma mochila em um ombro só, e procurar um material leve, que vazia não pese mais que meio quilo.

Fique atento a essas dicas e cuide da saúde da coluna do seu filho, a prevenção é sempre a melhor escolha, hábitos saudáveis hoje, coluna saudável amanhã.

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