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A importância da postura

Cuidar da postura não é uma tarefa fácil, exige dedicação, persistência, disposição e muita consciência corporal. Pequenos cuidados diários ajudam a prevenir dores, melhoram auto estima, aparência e disposição.

Uma boa postura passa a imagem de uma pessoa séria, confiante, com muita autoestima, por outro lado, a má postura transmite a ideia de tristeza e baixa estima. Muito além da aparência, a preocupação com a postura tem um papel fundamental na saúde da coluna.

Cuidados posturais fazem parte de hábitos saudáveis, como fazer atividade física, beber líquidos e ter uma boa alimentação. Os cuidados devem ir desde os momentos de lazer, trabalho, atividades domésticas e para dormir.

A primeira dica é não permanecer muito tempo na mesma posição, as articulações forem feitas para se movimentarem, o movimento é como se fosse uma gota de óleo em uma dobradiça enferrujada, ele lubrifica as articulações.

Na hora do lazer, de descaimagensar em casa, evite ficar muito atirado no sofá, é importante ter cuidados com o pescoço, se optar por ficar deitado, prefira um travesseiro, ao invés do braço do sofá, deite de lado e use uma almofada entre os joelhos. Quem optar por ficar sentado, evite jogar a bunda muito para frente e deixar a coluna toda curvada, prefira colocar uma almofada atrás da coluna lombar, logo acima do glúteo e um apoio para os pés. Quem optar por ler um livro, ou ficar no computador e celular, sentado no sofá, deve colocar uma almofada no colo, apoiando os cotovelos e deixando estes utensílios na altura dos olhos.

No trabalho é preciso ficar atento aos movimentos repetitivos, se for o caso, faça alongamentos ao longo do dia, sempre que possível, para quem trabalha sentado, com computador, é necessário ter uma cadeira onde as costas fiquem bem apoiadas, aqui vale novamente a almofada para a lombar, ter um apoio para os pés, braços e cotovelos, a altura do monitor deve ser em linha reta com seus olhos.

As atividades domésticas também exigem muito da nossa coluna e articulações, na hora de varrer a casa, por exemplo, evite flexionar muito o tronco para frente, quanto mais reto e com as pernas mais afastadas menos dor, para lavar louça é preciso ficar atento à altura da bancada, se necessário apoiar o pé em algo mais alto, preferência por pernas uma à frente da outra, intercalando o apoio das pernas, coluna o mais reto possível. Para erguer e carregar peso, sempre flexionar os joelhos e carregar o peso sempre próximo ao corpo.

Estas são apenas algumas dicas, é necessário persistência para mudar, todo dia ao menos tentar, o primeiro passo é ter vontade de melhorar sua postura!

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