Você está aqui
Home > Dores no Corpo > Gelo ou calor?

Gelo ou calor?

Gelo e calor são maneiras fáceis, naturais e disponíveis para alívio da dor, mas quando usar cada um? Vamos explicar um pouco sobre a ação e indicação deles. O uso de gelo e calor é muito comum no esporte, atividade física, mas é importante saber qual a ação deles pois embora pareçam inofensivos, o uso errado pode agravar alguns casos.

O gelo gera um efeito de vasoconstrição (diminui o diâmetro do vaso sanguíneo), diminuindo assim o metabolismo e impulsos nervosos (que controlam a contração dos músculos e sensibilidade) gerando assim alívio da dor e o edema (inchaço).

Gelo é indicado em casos de inflamação, logo após lesões, preferencialmente nas primeiras 72 horas, os sinais que indicam inflamação são: dor, calor e vermelhidão local, também pode ser usado após injeção, dor de dente, torções e pancadas. Tem efeito analgésico e anti inflamatório. Nunca deve ser aplicado direto na pele, proteger com um toalha a região, ou colocar em um saco plástico, também pode ser utilizado as compressas de gel, cuidado para não ultrapassar 20 minutos, gelo em excesso pode queimar a pele.

O calor tem efeito de vasodilatação (aumenta o diâmetro do vaso sanguíneo) melhorando a nutrição e elasticidade de tendões e músculos, relaxa a musculatura, diminui a rigidez articular e alivia a dor. O calor nunca deve ser usado em casos de infamação pois pode piorar a dor.

Em casos de tensão, contraturas musculares, calor ajuda a relaxar o músculo, aumenta a mobilidade, a comparação é simples, nestes casos após um banho quente normalmente sente-se um alivio, então uma compressa local de calor ajuda a acelerar o relaxamento. Também pode ser utilizado em hematomas e torcicolo. Cuidados para não utilizar água muito quente, proteger com um paninho para não queimar a pele. Pode ser utilizado por 15 a 20 minutos, 3 a 4 vezes ao dia.

Existem muitas discussões e controvérsias sobre os efeitos e indicações do gelo e calor, cada caso é um caso, existem ainda casos onde é indicado intercalar o uso de gelo e calor, então se houver dúvidas, procure um médico para explicar seu caso.

Artigos similares

One thought on “Gelo ou calor?

Deixe uma resposta

Topo