Você está aqui
Home > Articulações > Frio X Dores

Frio X Dores

Temperaturas baixando e dores aumentado? Mas por que? O que você pode fazer para evitar essas dores? Neste post irei responder estas perguntas e passar algumas dicas para melhorar sua qualidade de vida no inverno.

Normalmente para quem já sofre com problemas articulares, de coluna, o inverno é a estação do ano mais complicada, pois junto com o frio as dores aumentam.

Quando a temperatura abaixa muito, nosso corpo em um mecanismo de defesa contrai os músculos, diminui o metabolismo, direciona o fluxo sanguíneo para parte mais central do nosso corpo a fim de manter nossa temperatura, com isso diminui nossa mobilidade e nossas extremidades ficam mais frias e sensíveis.

As pessoas mais propensas a terem dores nesta época, são idosos e sedentários, pois possuem musculatura mais encurtada e enfraquecida, acabam se contraindo mais para manter a temperatura corporal. Pessoas com artrite, artrose, fibromialgia também sofrem mais com o frio.

Outro fator que vale destacar, é que o frio aumenta quadros de depressão, pessoas ficam mais tristes, alguns se desmotivam para seguir as atividades físicas, o que pode levar a um aumento de peso, fato muito comum no inverno, e todos esses fatores aumentam as dores nas articulações e coluna.

A dica mais importante é manter-se ativo, não se desmotivar no inverno, manter o ritmo de atividade física, boa hidratação, alimentação saudável, agasalhar-se bem, principalmente as extremidades.

É preciso ter uma atenção especial, evitar choques térmicos, manter uma boa imunidade, pois é muito comum vírus, gripes e resfriados que também aumentam as dores no corpo. Mantenha hábitos saudáveis SEMPRE, prevenção é a melhor escolha.

 

Artigos similares

Deixe uma resposta

Topo