Você está aqui
Home > Coluna > Férias de inverno

Férias de inverno

Este ano junto com as férias de inverno chegou a neve na serra gaúcha! E com este frio o que fazer com as crianças em casa? Hoje falarei sobre algumas dicas para os pais aplicarem em casa com seus filhos.

Em outro post falei sobre a relação do frio com dores, mas e quanto as crianças e adolescentes? Em geral é mais difícil apresentarem dores relacionados ao frio, pois normalmente eles são mais ativos que os adultos, e não costumam ficar muito tempo nas mesmas posições ou esforços repetitivos relacionados a trabalho, mas já parou para observar o postura do seu filho jogando vídeo game? No celular? No tablete ou no computador?

A dica de hoje é observar postura e tempo que permanecem nestas atividades que envolvem tecnologias. Em primeiro lugar, quanto ao uso do celular, crianças se espelham muito nos pais, então deem o exemplo, celular deve ficar na altura dos olhos, permanecer muito tempo no celular olhando para baixo, aumenta dores no pescoço, dores de cabeça e tensão nos ombros.

Vídeo game tem suas vantagens e desvantagens, os jogos estimulam reflexos, raciocínio e conforme o tipo do vídeo game são quase uma atividade física, os que imitam jogos, dança, onde a pessoa fica em pé e em movimento são os ideais, ainda mais no frio, pois acabam se movimentando muito e aquecendo se. Mas os jogos com controle remoto, onde ficam sentado, exigem uma atenção especial a postura e tempo que permanecem nesta postura, aqui vale evitar o bruços (barriga para baixo) e muito atirado no sofá, preferencialmente sentado, mais na beira do sofá, apoiando os pés no chão, ou colocar almofadas nas costas para apoiar a parte inferior da coluna.

Computador ou tablete, nestes casos, vale também a dica da altura do monitor e do tablete, sempre na altura dos olhos, no caso do computador, procure sentar em uma cadeira com um bom apoio para as costas e braços.

Em todos os casos, a dica mais importante é intercalar o tempo, nosso corpo foi feito para movimentos, não para ficar parado, é ótimo aproveitar o frio e descansar, sim, é ótimo, mas para saúde, precisamos de movimento, então use a criatividade e tente incentivar seus filhos a fazerem algum esporte, evitar ficar muito tempo sentados na frente das tecnologias e fragmente o tempo dedicado a estas atividades, faça eles levantarem para fazer um lanche ou beber liquido por exemplo. Aproveitar as férias sempre pensando em saúde e prevenção!

Artigos similares

Deixe uma resposta

Topo