Você está aqui
Home > Articulações > Estalar articulações com frequência faz mal?

Estalar articulações com frequência faz mal?

Uma dúvida muito frequente é sobre o hábito de estalar articulações, dedos, pescoço, costas, faz mal mesmo?

Primeiro vamos entender como funciona um articulação móvel, nossas articulações estão envoltas em uma cápsula articular, dentro desta capsula existe um liquido, liquido sinovial, a função deste liquido é lubrificar a articulação, neste liquido existem alguns gases, quando levamos esta articulação ao extremo, é como se criássemos um vácuo no interior dela, que acaba estourando as bolhas de gases que formam o liquido, gerando assim o barulho do estalo, resumindo, é como se nossas articulações funcionassem como uma engrenagem, e o liquido sinovial como um lubrificante, mas conforme os hábitos de vida, sedentarismo por exemplo, estas engrenagens vão “enferrujando” e o movimento e estalos acabam fazendo este liquido circular e lubrificar a articulação gerando um alivio na mesma.

Se quisermos estalar em seguida a mesma articulação teremos que esperar uns minutos, em torno de 20, até essas bolhas de gases se formarem novamente.

img_21042013_132026

Quando sentimos a necessidade de estalar alguma articulação, é porque existe alguma restrição de movimento, no pescoço por exemplo, as vértebras de cima e baixo da que está restrita, acabam sendo sobrecarregadas, fazem o trabalho delas e da que está sem mobilidade, quando você tenta estala o pescoço acaba movimentando estas vértebras que já estavam sobrecarregadas. Para movimentar a vértebra restrita, é necessário um ajuste de um profissional que estuda para isso, e direciona uma força com um vetor específico, para movimentar a vértebra que realmente necessita de movimento. Este é o trabalho do quiropraxista.

Esta é a diferença do ajuste do quiropraxsita e dos estalos que você faz sozinho, na consulta, o profissional procura pelos segmentos que estão com restrição de movimento e ajusta. Mas se você tem o habito de estalar dedos e outras regiões, fica a dica, procure um profissional para fazer isto, e evite este habito, pois existem alguns estudos que relacionam o excesso de estalos com o desenvolvimento de artrose, que pode engrossar as articulações, também pode ocorrer um processo de instabilidade, deixando os ligamentos frouxos, com excesso de mobilidade, que pode ser prejudicial.estalar-os-dedos54

Então, como tudo na vida, excessos são prejudicais, evite este hábito e procure um profissional que pode alinhar e dar a mobilidade correta para sua coluna.

Artigos similares

Deixe uma resposta

Topo