You are here
Home > Enologia > Primeira edição da Academia do Vinho Perini, em Farroupilha

Primeira edição da Academia do Vinho Perini, em Farroupilha

Meu pai me conhece mesmo! Ao ficar sabendo da 1ª edição da Academia do Vinho, promovida pela Casa Perini na sua sede em Farroupilha, logo me inscreveu! Do tipo: sei do que você gosta e estou te dando de presente. Um amor de pai, né?

Então, no último sábado, dia 28/07, embarquei para essa experiência! Saímos de Gramado por volta das 14h, rumo à Farroupilha, cerca de 85km daqui.
 
Havia chovido mais cedo, mas felizmente durante a visita o clima permaneceu estável.
 
Chegando lá, fomos recepcionados pelo Pablo Perini, responsável pelo marketing da empresa, e também filho do proprietário, Sr. Benildo Perini.
 
Após breve explanação sobre a Academia do Vinho, fomos convidados a conhecer o processo de vinificação da Casa. Desde a desengaçadeira até o envase, passando pelos parreirais, tanques e laboratório.

O novo formato de curso insere os participantes de forma mais profunda no mundo do vinho. A programação conta com um conteúdo completo: a história da família Perini no Brasil, a fundação da vinícola, a visitação à vinícola, o plantio das videiras, o processo de elaboração dos vinhos, sua harmonização, suas técnicas de serviço e a degustação de diversos produtos.
Estando lá, pude fazer uma boa reciclagem dos meus conhecimentos enológicos, a partir das excelentes explanações da “enóloga-to-be” Janice Rubim (ela está finalizando o curso no IFRS). Fiquei impressionada com seu talento e facilidade de comunicar os termos técnicos do processo de vinificação.

Ao final da visita à vinícola, fomos recepcionados com dois lindos cestos recheados de grostolis fresquinhos, para brindar com o vinho Casa Perini Solidário. Sabe aquele momento que a gente sabe que a felicidade bateu à porta? 🙂

 
Depois disto, participamos de um curso de degustação de vinhos, incluindo dois exemplares de vinhos-base que estavam em processo de vinificação. Foi muito bacana comparar a base ao produto final e poder avaliar a diferença entre os dois.
 
Após o curso, o esperado momento: jantar harmonizado no porão da vinícola, com direito às boas-vindas do próprio Sr. Benildo Perini e da sua sócia e ex-esposa, Maria do Carmo.
 
Vejam as delícias tipicamente italianas que nos foram servidas:
Entrada 1: Consomé de moranga harmonizado com Prosecco
Entrada 2: Mix de folhas harmonizado com Espumante Brut Rosé
Principal: Galeto no frango com batatas e Milanesa de filé com massa ao pesto harmonizado com Casa Perini Solidário
Sobremesa: Sorvete de vinho e baunilha com calda de vinho.
 
No fim do jantar, ainda chamaram um gaiteiro para animar o encontro!
 
Só posso dizer que participar da 1ª edição da Academia do Vinho Perini foi nota 10! Ansiosa pelas próximas edições e torcendo para que lancem também a Academia do Espumante!
 
Ficou curioso? Para mais informações, acesse: www.casaperini.com.br ou envie sua dúvida nos comentários que tentarei ajudá-lo.
 
Espero que tenham gostado de conhecer este evento!
 
Um abraço,
Liane Weber

Similar Posts

Deixe uma resposta