Você está aqui
Home > Cinema > CINEMINHA SUL-AMERICANO – DICAS

CINEMINHA SUL-AMERICANO – DICAS

O cinema norte americano nos proporciona uma gama enorme de filmes bons, outros nem tanto assim, para ocuparmos nossas horas de lazer. Mas por uma acaso você já parou um pouquinho para dar uma olhada nos filmes bons, para não dizer ótimos, que são produzidos pertinho da gente, aqui na parte sul da América?

Pensando nisso, resolvi falar e indicar três entre os meus preferidos.


MACHUCA – CHILE

MACHUCA

A história transcorre em Santiago, em 1973, e tem como base uma ideia real da época do governo socialista de Salvador Allende. Gonzalo, um menino de 11 anos (alter ego do diretor do filme André Wood), estuda no colégio Saint Patricks, instituição religiosa onde estudam crianças de classe média e alta de Santiago. O sacerdote McEnroe traz a este colégio um novo grupo de crianças, todas de classe baixa, com o fim de educá-las sem discriminação e para que aprendam a respeitar-se mutuamente entre eles. Após alguns fatos nasce uma amizade entre Gonzalo e Machuca. Ao acompanharmos essa amizade podemos entrar em contato com a classe alta e baixa chilena da época, seus interesses e ações. Os recursos usados pelo diretor são ótimos para mostrar essa transição de governo socialista para a ditadura chilena. Vale muito a pena assistir Machuca, que é de uma sensibilidade tamanha.

 


MEDIANERAS – ARGENTINA

Medianeras

A premissa da história até pode parecer clichê: dois jovens solteiros, praticamente vizinhos, moram sós numa cidade grande, Bueno Aires, e tem uma vida relativamente “medíocre”.

Não se deixem enganar por essa premissa e assistam o filme, que passa longe do convencional filme de amor.

A produção é cheia de metáforas, algumas super aparentes e outras nem tanto, que vão dando tom ao filme. Martín e Mariana moram próximos, se “encontram” e desencontram inúmeras vezes, estão longe e perto, perto e longe. É ótimo para pensarmos nas nossas relações nesse mundo virtual.

O filme tem um tom um pouco melancólico, fica claro desde o inicio a procura por algo desses dois personagens, mas posso garantir que você vai terminar de assistir com um sorriso no rosto.

 


NARRADORES DE JAVÉ – BRASIL

NARRADORES DE JAVE

Conheci esse filme há pouco tempo, e foi uma ótima “descoberta”. Dentro dessa onda nacional de usar fórmulas manjadas de roteiro visando bilheteria, é muito bom e importante encontrar filmes nacionais com enredos que passam longe do convencional.

O filme dirigido por Eliane Caffé, conta a história de Javé, um pequeno vilarejo ameaçado a desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidrelétrica, o que implica na mudança de rotina de seus habitantes que adotam uma ousada estratégia: preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heroicos da história do vilarejo, para que Javé possa escapar da destruição. A primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias dentre uma população quase que completamente analfabeta. E as histórias são uma delícia de assistir e ouvir.

 

 

Essa são algumas dicas. Já assistiu algum deles? Gosta de outro? Conta pra gente!

 

Artigos similares

Deixe uma resposta

Topo