Amigo de café do Estúdio

compartilhe:

Carlos Simione será o amigo de café do Estúdio, em outubro

O Estúdio de Pesquisa Teatral Lisi Berti traz o renomado Carlos Simione para a última edição do “Amigo de Café do Estudio”, neste ano.

Carlos Simione ministrará a oficina “A Presença do Ator”, quando abordará diversos elementos que compõem o treinamento do ator, por meio da voz, da energia, da ação, da utilização de objetos, da mímesis corpórea, da utilização cômica do corpo, dentre outras. O ator pesquisador e diretor, abordará também suas pesquisas desenvolvidas no Lume: a presença do ator, emanação de energia, a construção do corpo interior, e a estrutura física da voz. A presença diz respeito a algo íntimo, uma pulsação que transpassa e percorre toda a ação cênica. Neste curso será trabalhada a dilatação do corpo, a expansão da energia no espaço, o campo magnético, a transformação do peso do corpo em energia, a ação energética e a construção da presença cênica como princípios da dança pessoal, elementos técnicos desenvolvidos Lume durante décadas de pesquisa teatral.

O artista ainda fará a demonstração técnica: “Prisão para a Liberdade” na qual abordará a sua própria trajetória junto do Lume e revelará que a técnica pode ser tanto uma prisão quanto um trampolim para o ator. Falará sobre o percurso desde a fundação do Lume, em 1985, seu encontro com os mestres de teatro, as técnicas desenvolvidas junto do grupo, como o treinamento físico cotidiano, a construção de técnicas de expansão e dilatação do corpo no espaço e no tempo, técnicas de manipulação de diferentes qualidades de energias e sua distribuição no espaço, além do treinamento vocal e elaboração de personagens e, construção de cenas. Prisão para a Liberdade foi apresentado no Brasil, Estados Unidos da América, Itália, Dinamarca, Bélgica, Costa Rica, Colômbia e Portugal.

O ator, pesquisador e diretor, natural de Curitiba (PR), radicado em Campinas (SP), foi o primeiro discípulo de Luís Otávio Burnier, com quem fundou o Lume, em 1985, e desenvolveu pesquisas nas áreas da antropologia teatral e cultura brasileira, além de trabalhar na elaboração, codificação e sistematização de técnicas corpóreas e vocais de representação para o ator.

Atualmente participa em oito espetáculos do Lume : Kelbilim, Cravo Lírio e Rosa, Shi-Zen – Sete Cuias, Parada de Rua, Sopro, Abre- Alas ,Os Bem Intencionados, Prisão para a Liberdade.

Desde 1989 é ator do Grupo Internacional “Vindenes Bro”- “Ponte dos Ventos”, na Dinamarca, onde desenvolve técnicas de treinamentos para o ator e atua nos espetáculos” Ur-Nat” e “The Voices of The Windows”, sob orientação e direção da atriz e diretora Iben Nagel Rasmussen – Odin Teatret. É fundador e coordenador do Patuanú- Núcleo de Pesquisa em Dança de Ator, grupo itinerante de pesquisa, com atores e dançarinos de diversos estados brasileiros.

Apresentou espetáculos, demonstrações e ministrou cursos na Itália, Alemanha, França, EUA, México, Colômbia, Argentina, Portugal, Inglaterra, Coréia do Norte, Noruega, Bolívia, Costa Rica, Dinamarca, Egito, Grécia, Nicarágua, Escócia, Peru, Bélgica, Israel, Espanha, Equador, Polônia.

Em 2007 recebeu o prêmio “International Next Generation Fellowship Program” – TCG- Theatre Communicatios Group –New York, NY.

Mais informações: contato@estudiodepesquisateatral.com.br

Serviço

Demonstração técnica: “Prisão para a Liberdade”

Dia: 26 de outubro

Horário: 20h30

Local: Sala Araucária do Grande Hotel Canela

Ingresso: gratuito

Duração: 100min

Faixa etária: 14 anos

Oficina “A Presença do Ator

Dias: 23, 24 e 25 de outubro

Horário: Das 17h às 22h

Local: D’arte Espaço Multicultural (Fernando Ferrari, 127 – Canela)

Valor: R$ 400,00

Inscrição: contato@estudiodepesquisateatral.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas