Você está aqui
Home > Cidades > Canela > Alunos da UCS voluntários no Ô ChuRRAS

Alunos da UCS voluntários no Ô ChuRRAS

Diretora do Campus Região das Hortênsias Margarete Fátima Lucca. Foto: Claudia Velho

Alunos da UCS serão voluntários no Ô Churras

Sessenta estudantes dos cursos de Gastronomia e Nutrição irão auxiliar os chefs assadores dia 23 de junho.

Em uma parceria inédita, alunos da Universidade de Caxias do Sul serão voluntários na segunda edição do festival Ô Churras em Gramado. Eles irão auxiliar os chefs assadores que comandam as mais de 12 estações de comida durante o evento no dia 23 de junho na Caza Wilfrido.

Ao todo, são 60 alunos dos cursos de Nutrição e Gastronomia do Campus Região das Hortênsias selecionados em processo interno. Como pré-requisito, todos os participantes já cursaram a disciplina de manipulação de carnes.

A participação dos voluntários no Ô Churras é fundamental, já que cada assador conta com uma equipe de cinco auxiliares no preparo dos pratos, uma chance para os estudantes viverem uma experiência prática fora da sala de aula, em um evento gastronômico referência na região.

“É uma oportunidade única para estreitar o laço entre universidade e mercado, e nós fazemos isso dando as possibilidades de o acadêmico vivenciar, que seja um evento ou uma viagem de estudos, por exemplo. Entendemos que ele tem que experimentar, vivenciar”, afirma a diretora do Campus Região das Hortênsias da UCS, em Canela, Margarete Fátima Lucca.

Foi justamente em busca disso que Iraci Brohem, 51 anos e aluna do curso de Gastronomia, decidiu se voluntariar para o evento. “Como aluna de Gastronomia sou ávida por experiências na prática, sempre que surge uma oportunidade de efetivamente ‘colocar a mão na massa’, estou a postos. Não tem melhor forma de aprender do que vivenciar esses eventos. Dicas, profissionalismo dos chefs, organização, preparos, tudo isso vemos na teoria e no laboratório de gastronomia. Sem dúvida essa é uma forma de abrir nossos horizontes. Quando recebi a proposta para me cadastrar como voluntária do Ô Churras, não pensei duas vezes”, conta a acadêmica.

Além da participação dos alunos, a instituição também terá uma estação própria em que irá preparar um pato confit finalizado na brasa com emulsão de maracujá acompanhado de legumes grelhados. O chef assador da estação UCS será o professor Gilvan Bertinati. A universidade participa ainda distribuindo material informativo durante o evento sobre composição nutricional da carne e cortes de carnes.

Notícias Similares

Deixe uma resposta

*

Topo