31º Festival de Bonecos de Canela

compartilhe:

A graça das marionetes no 31º Festival de Bonecos de Canela

Os clássicos bonecos movidos por fios se destacam na programação que movimentará a cidade de 17 a 20 de outubro.

Há poucos dias de um dos seus mais prestigiados e queridos eventos, Canela anuncia os destaques da programação do seu 31º Festival de Bonecos. As marionetes, que costumam encantar pela engenhosidade de sua confecção e pelas habilidades de manipulação dos artistas que conferem realismo a sua arte, estarão em evidência. E tudo isso em espetáculos gratuitos e para toda a a família, na praça João Corrêa e no Largo Benito Urbani.

A diretora executiva do festival, Marina Gil, destaca, entre os representantes deste ano na técnica de marionetes, os grupos The Fifth Weel, diretamente da Alemanha, e El Alma en un Hilo, da Argentina. O grupo alemão apresenta o espetáculo Extraordinary Voyage, um cabaré de marionetes, em uma brilhante combinação de música, dança e humor. Cenas românticas e divertidas prometem encantar o público. Já os argentinos trazem Anderas Masugui: el viaje de Luisa, que conta a história da menina Luisa, que nunca se separa do seu telefone, praticamente viciada em selfies e redes sociais, enquanto Pepe sente que seu tempo nos palcos terminou e que o velho teatro dorme coberto pela selva.

Outras técnicas de manipulação, como os fantoches e bonecos de varas estarão presentes nas apresentações e nas brincadeiras dos artistas com o público, tornando as ruas centrais da cidade um mágico cenário.

Pela tradição e riqueza cultural de sua programação, o Festival de Bonecos de Canela tem seu público cativo, que se distribui entre os quatro dias de atrações e se concentra especialmente no momento do desfile de bonecos, que este ano terá dose dupla: no sábado às 14h30 e, no domingo, às 11h, entre a Catedral da Pedra e a Praça João Corrêa. A expectativa é de que mais de 15 mil pessoas visitem a cidade de 17 a 20 de outubro.

Ainda entre os espetáculos internacionais, o público poderá prestigiar as Criaturas Particulares, do espanhol Robert White, espetáculo formado por sete peças curtas, que mistura a linguagem do palhaço, o teatro gestual e de objetos. Os principais personagens de cada história são construídos com objetos do cotidiano, como balões, bolas de pingue-pongue e sacolas plásticas. Como elo entre os personagens está o uso de alguma parte do corpo do manipulador, principalmente as mãos. Do Equador, vem o grupo Sociedad Antónima Artes cênicas, que apresentará Cuál es el dilema, Shakes? O espetáculo provoca o espectador, convidando-o a pensar: o que faz William Shakespeare quando está criando?, como ele se veste?, se enfeita?, toma banho? Filosófica, a peça humaniza o gênio, enquanto diverte.

A programação do evento conta ainda com espetáculos gaúchos. Mais informações pelo www.festivalbonecoscanela.com.br

Em caso de baixas temperaturas, o festival irá distribuir mantinhas para todos os visitantes.

 

ALEMANHA
Extraordinary Voyage
Grupo: The Fifth Wheel


Extraordinary Voyage, do Grupo Fifth Wheel, da Alemanha, é um espetáculo divertido que atrai públicos de todas as idades. É uma viagem pelo mundo, misturando marionetes, fantoches, música e dança. Um navio branco navega pelos mares e em cada parada, um ato curto de incríveis bonecos de fios mostram algo de sua terra, dançando, cantando e encantando a todos. De canções mexicanas ao rítmo do Flamenco espanhol, passando por um marido ciumento de uma sedutora dançarina oriental. Um cigano, esqueletos engraçados e muito mais compõem este espetáculo sem texto e indicado para toda a família.
Um show leve, que promete divertir e emocionar!

 

EQUADOR
Cuál Es El Dilema, Shakes?
Grupo: Sociedade AnTónima

O que faz William Shakespeare quando está criando? Como ele se veste? Se enfeita? Toma banho? Em seu cotidiano solitário enfrenta seus próprios dilemas. Na sua genialidade, no seu silêncio, nasce a música. Mais que uma obra filosófica, este espetáculo humaniza o gênio.

Foto: Mauricio Monsalve

 

ESPANHA
Criaturas Particulares
Grupo: Roberto White

Criaturas Particulares, com o espanhol Robert White, é um espetáculo formado por 7 peças curtas sem conexão entre si, que mistura a linguagem do palhaço, o teatro gestual e os objetos.

Os principais personagens de cada história são construídos com objetos do cotidiano, como balões, bolas de pingue-pongue e sacolas plásticas.

Como elo de ligação entre os personagens está sempre o uso de alguma parte do corpo do manipulador, principalmente as mãos.

 

ARGENTINA
ENDERAS MASUGUI – El Viaje de Luisa
Grupo: El Alma En Un Hilo

Luisa nunca se separa do seu telefone. Ela é viciada em selfies e redes sociais.

Pepe sente que seu tempo nos palcos terminou.

O velho teatro dorme coberto pela selva.

Luisa caminha até o mar.

O GPS falha.

O ENDERAS MASUGUI desperta…

HISTÓRIAS D’AGUA
Grupo Khaos – Canoas/RS

Histórias D’água  é um espetáculo infantil da Companhia KHAOS Cênica. O trabalho de teatro de bonecos que aborda desde temas como a não violência, relacionamentos abusivos, empoderamento feminino e questões existenciais, tem como norte uma história ecológica de uma gota, chamada Espirro, buscando encontrar seu amigo perdido no rio. Para encontrá-lo, Espirro não deve somente percorrer diversos caminhos, ele deve ultrapassar suas próprias dificuldades em uma legítima jornada de construção do herói. Para tanto, o espetáculo traz figuras antropomórficas nos bonecos, sensíveis e empáticos, enquanto os humanos perdem sua humanidade pelo distanciamento, silêncio e antipatia. Confira mais detalhes deste trabalho neste material.

 

A FLAUTINHA ENCANTADA
Grupo Quiquiprocó – Caxias do Sul/RS

Protagonizado por Bambina, que encontra uma Flautinha encantada, que ao ser tocada com uma música realiza desejos. A Bruxa Malígna quer roubar esta flauta para ganhar um concurso de TV. Ela imagina que destruindo a natureza se transformará na bruxa mais famosa do mundo ganhando assim o tal concurso. Para conseguir roubar a flauta de Bambina, Malígna irá inventar vários disfarces e situações pra lá de malucas com a ajuda do seu monstrinho Borocoxô que é bagunceiro e atrapalhado. A criançada irá adorar está fantástica história.

 

CONTOS DA FLORESTA
Grupo: Fantomania Teatro de Bonecos – São Leopoldo/RS

CONTOS DA FLORESTA
Num pequeno bosque coisas estranhas estão acontecendo, envolvendo personagens engraçados, assombrações, bruxas e fantasmas.

Envolvente, descontraído e muito animado, CONTOS DA FLORESTA é um espetáculo de teatro de bonecos que reúne várias técnicas de manipulação, proporcionando momentos agradáveis e divertidos.

São duas histórias, cada uma será apresentada conforme à faixa etária do público.

 

Sinopse das histórias:

A POÇÃO DA BRUXA – a bruxa está preparando uma poção para tirar suas verrugas. Entre aranhas e asas de morcegos, eis que surge um porco travesso e perguntador para atrapalhá-la.

A história aborda como tema a amizade e o respeito entre as pessoas.

Ideal para um público até 10 anos.

Aproximadamente 50 minutos de duração

 

A APOSTA DO GAÚCHO – o gaúcho Gaudêncio fez uma aposta com os amigos, terá que ficar na floresta que dizem ser mal assombrada. Mas o gaúcho muito medroso acha que esse negócio de assombração não existe. Eis que as assombrações começam a aparecer de todos os lados.

A história traz personagens do folclore, como Boi Tatá, Mula sem cabeça, lobisomem, etc.

Para todas as idades.

Aproximadamente 50 minutos de duração.

Textos: João Felipe

 

CIRCO MINIMAL
Grupo: Cia Gente Falante  – Porto Alegre/RS
Cia Gente Falante – Teatro de Bonecos fundada em Salvador/Bahia em 1991 pelo ator/bonequeiro Paulo Martins Fontes, agora em 2019 completando 28 anos de atividades ininterruptas em teatro de animação, com reconhecimento do público e importantes premiações no cenário do Teatro Brasileiro e Internacional. Mantém-se com seu repertório ativo de 10 espetáculos e com um espaço dedicado à arte do Teatro de Formas Animadas em Porto Alegre.

 Circo Minimal é uma pequena ilha de sonhos, uma sala itinerante e com recursos técnicos independentes e miniaturizados com espetáculos curtos enfocando a situação do artista, face à realidade do mundo, artistas mínimos, pequenos animais amestrados retratados em tirinhas teatrais de quatro minutos com humor e poesia. Nesse ano CIRCO MINIMAL completa 16 anos de existência, tendo passado por quase todas as capitais brasileiras e Espanha, assistido por mais de 150.000 espectadores.

 

O SHOW POLITICAMENTE CORRETO DO LINDOMAR
Grupo: Trotamundos – Canela/RS

Um show onde o boneco e o bonequeiro se confundem.

Com um humor ácido e surpreendente, Lindomar Rocha, um bonequeiro excêntrico, apresenta três cenas de teatro de bonecos, em meio a muitas confusões ele se esforça para passar sua mensagem, falando sobre a importância da diversão, respeito, higiene e de como a arte pode ser feita por todos, inclusive por ele.

 

MARILYN
Grupo: Goliardos – Canela/RS

Em 1961, a atriz Marilyn Monroe foi internada em uma clínica psiquiátrica. De lá, ela escreve uma carta ao Dr. Ralph Greeson (seu psiquiatra) onde descreve a situação pelo qual está passando, o tratamento médico que está recebendo e as condições físicas que a clínica oferece. Mais do que isso, ela relata nesse documento a situação crítica da saúde mental nessa época. Baseando-se nisso, o espetáculo “Eu Sou Marilyn Monroe” mostra a verdadeira face da atriz, que longe do glamour e dos refletores, é uma mulher doente, abandonada à própria sorte… Seu corpo é explorado pelos homens como um troféu e seu talento é usado para lotar as salas e enriquecer a indústria cinematográfica. A diva glamourosa é a estrela, a mulher é Marilyn Monroe.

 

“BONECOS SÓ RINDO”
Grupo: Bonecos da Montanha – Gramado/RS

Estreado em 2007, o bonequeiro resgata e conta a história das principais personagens criadas e, consequentemente, revisita sua própria trajetória.

Sustentado pela trilogia ator-boneco-público e pela capacidade de improvisação do bonequeiro, este espetáculo tem participação ativa do público e apresenta personagens como o querido “Pepino”.

Para toda família!

 

 

AMERICANAMENTE
Grupo: Beth Bado – Gramado/RS

AmericanaMente é um espetáculo autoral que faz uma reflexão sobre aspectos da personalidade do povo latinomericano.
Utilizando várias técnicas, a autora dá o tom através da música e dos textos do peruano Pepito Ron e do italiano Giovani Papini. Esta obra propõe a reflexão sobre nossa humana condição. Para público adulto.

 

GRUPO OLHO MÁGICO
Caixas de lambe-lambe
Canela/RS

Caixa 1 – A metarmofose
Sorturda é uma lagarta que mora numa cachoeira. Alegre e peralta, ela vivencia e mostra sua metamorfose  até virar uma borboleta.
Autora = Victória Lauterbach Amorim

Caixa 2 = Vand e as bitucas de cigarro
Vanderlei Inácio é um jovem antenado e consciente, mora numa rodoviária. Para melhorar o mundo não espera acontecer. Faz a sua parte e torna a cidade um pouco mais limpa e bonita. A cidade merece este carinho, vamos ajudar?
Autora = Rosane Warken

Caixa 3 = A festa!
Um casamento caipira com dança de quadrilha, dentro de uma igreja.
A alegria das festas juninas que invadem a cidade durante os meses de junho e julho, retratada no teatro de bonecos que dançam sua própria quadrilha..
Autora = Bettina Lauterbach

 

 

GRUPO DAIENE CLIQUET ARTES
Caixas de lambe-lambe
Canela/RS

O PEQUENO PRÍNCIPE E O REIZINHO
(Daiene Cliquet)

O Pequeno Príncipe chega ao pequeno asteroide habitado por um rei mandão, sendo questionando as ordens e autoridade. Onde percebe contradições e vendo como o ser humano é complicado, desde os pequenos detalhes. É encenada dentro de uma caixinha, onde os personagens são bonequinhas de pano, feitas artesanalmente, utilizando a técnica de manipulação com vara.

BOX IN CONCERT
(Cesar Cliquet)

É um teatro musical, criado dentro de uma caixa) feito de forma artesanal, com a grande maioria de materiais reciclados. A tela de fundo do teatro, exibe um clipe com música clássica, com imagens destacando os pontos turísticos de Canela, valorizando acidade e o turismo. Duas bonequinhas conduzem e apresentam o espetáculo com instrumentos musicais, com interações do coelhinho da Páscoa e do Papai Noel, que cria algumas atrapalhações. Um teatrinho musical com o intuito de apenas divertir, sem diálogos, trabalhado a manipulação em contexto músical.

 

PROGRAMAÇÃO MULTIPALCO

Quinta dia 17/10/2019

Hora Local Espetáculo Grupo País/Origem
20:30 Multipalco Extraordinary Voyager The Fifth Wheel Alemanha
22:30 Multipalco Enderas Masugui: El Viaje de Luisa El Alma En Un Hilo Argentina

 

Sexta dia 18/10/2019

Hora Local Espetáculo Grupo País/Origem
10:00 Multipalco Bonecos do Só Rindo Bonecos da Montanha Gramado/RS
14h as 17h Praça João Corrêa Caixas de Lambe Lambe
14:00 Multipalco Conta Gota – Histórias d’Agua Companhia KHAOS Cênica Canoas/Brasil
15:30 Multipalco A Flautinha Encantada Grupo Quiquiprocó Caxias do Sul
20:30 Multipalco Criaturas Particulares Roberto White Espanha
22:30 Multipalco Cuál Es El Dilema, Shakes? Sociedade AnTónima Equador
24:00 Espaço Nydia Marilyn Goliardos Canela

 

Sábado dia 19/10/2018

Hora Local Espetáculo Grupo País/Origem
10:00 Largo Benito Urbani Circo Minimal
11:00 Multipalco A Flautinha Encantada Grupo Quiquiprocó Caxias do Sul
14h as 17h Praça João Corrêa Caixas de Lambe Lambe
14:30 Praça da Matriz DESFILE
15:30 Largo Benito Urbani Interferência El Alma En Un Hilo Argentina
15:30 Multipalco Contos da Floresta Fantomania Teatro de Bonecos São Leopoldo
16:30 Praça João Corrêa Conta Gota – Histórias d’Agua Companhia KHAOS Cênica Canoas/Brasil
17:30 Praça João Corrêa O Show Politicamente Correto do Lindomar Trotamundos Canela
20:30 Multipalco Extraordinary Voyager The Fifth Wheel Alemanha
22:30 Multipalco Criaturas Particulares Roberto White Espanha
24:00 Espaço Nydia AmericanaMente Beth Bado Gramado/RS

 

Domingo dia 20/10/2019

Hora Local Espetáculo Grupo País/Origem
10:00 Largo Benito Urbani Circo Minimal
10:00 Largo Benito Urbani Interferência El Alma En Un Hilo Argentina
11:00 Praça da Matriz DESFILE
12:00 Multipalco Conta Gota – Históras d’Agua Companhia KHAOS Cênica Canoas/Brasil
14h as 17h Praça João Corrêa Caixas de Lambe Lambe
14:30 Multipalco Contos da Floresta Fantomania Teatro de Bonecos São Leopoldo
16:30 Multipalco Cuál Es El Dilema, Shakes? Sociedade AnTónima Equador
18:30 Multipalco Enderas Masugui: El Viaje de Luisa El Alma En Un Hilo Argentina
20:30 Multipalco Extraordinary Voyager The Fifth Wheel Alemanha

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas